O que você encontra no Bairro Bixiga?

O que você encontra no Bairro Bixiga?

Fundado em 1º de outubro de 1878, é um dos mais tradicionais de São Paulo e tem uma importância histórica e cultural muito ampla para a capital paulista. O bairro foi formado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil e seus moradores cultivam até hoje suas origens, principal motivo pelo qual ganhou fama.
Apresenta uma diversidade inacreditável e isso se deve ao fato de ser um dos bairros mais boêmios e, ao mesmo tempo, mais religiosos da capital. Suas cantinas, feiras e tudo o que envolve seu lado mais tradicional, fazem deste um dos bairros mais icônicos da cidade.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O que você encontra no Bairro Bixiga?

Foto via passearefotografar.blogspot.com.br

Começando por seu lado religioso, é o local de uma das maiores e mais tradicionais festas da capital: a Festa de Nossa Senhora Achiropita, que é comemorada desde 1926 durante os fins de semana do mês de agosto em homenagem à padroeira do bairro. Para essa festividade, são espalhadas dezenas de barracas pelas ruas, oferecendo aos visitantes pratos típicos italianos e toda a renda é revertida para obras sociais da Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Cerca de 200 mil pessoas passam por lá nos fins de semana da festa. Destaca-se também a procissão em louvor à padroeira.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O que você encontra no Bairro Bixiga?

Foto via passearefotografar.blogspot.com.br

Possui algumas construções históricas que merecem destaque, como a Escadaria do Bixiga, que dá acesso ao Museu do Óculos e ao Museu Memória do Bixiga, que conta a história dos imigrantes italianos na região, na parte alta do bairro (Rua dos Ingleses) e às famosas cantinas na parte baixa (Rua Treze de Maio); a Casa da Dona Yáyá, uma das primeiras chácaras do Bixiga, hoje, sede do Centro de Preservação Cultural da USP; os Arcos da Rua Jandaia, uma obra monumental construída no século XIX.  Lá existe o Caminito brasileiro”, um conjunto de casas e estabelecimentos comerciais que tiveram suas fachadas restauradas em 2009, ganhando cores vibrantes e alegres (o nome faz referência ao Caminito, famoso ponto turístico de Buenos Aires e que também tem um restaurante que representa o local no Planalto Paulista). Aos domingos, a Feira de Antiguidades do Bixiga, nas ruas do bairro desde 1982, conta com cerca de 300 barracas que reúnem os mais diversos artigos, desde móveis, livros, LPs e obras de arte à roupas e jóias em um espaço reservado para brechós.
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O que você encontra no Bairro Bixiga?

Foto via passearefotografar.blogspot.com.br

O lado boêmio e gastronômico do bairro está por toda a parte. Algumas das cantinas mais clássicas da cidade encontram-se em suas ruas estreitas, cada uma com suas particularidades. A Cantina Speranza, desde 1958 no bairro, é famosa por trazer a São Paulo as melhores pizzas italianas, além de suas variações como o Calzone; a Cantina Capuano é considerada o mais antigo restaurante da capital em atividade (desde 1907); a Cantina C… Que Sabe!, com 73 anos de existência (22 anos com o nome atual), mistura a modernidade de sua fachada com uma decoração típica do sul da Itália; o Villa Tavola funciona 24h e possui dez ambientes principais, incluindo playground.

Assim como tudo em São Paulo, o bairro do Bixiga é muito interessante e diferente, há sempre mais histórias a serem descobertas em cada beco e atrás de cada porta.

Festa de Nossa Senhora Achiropita
Data: durante todos os fins de semana de agosto
Local: Bairro do Bixiga (ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto)

Paróquia Nossa Senhora Achiropita

End.: Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3106-7235

www.achiropita.org.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O que você encontra no Bairro Bixiga?
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*