A Praça da República, no centro de São Paulo, é um dos pontos mais visitados por turistas e moradores da cidade. Isso se deve à sua localização, próxima a avenidas de grande movimento e indispensáveis pontos turísticos, como o Teatro Municipal e oViaduto do Chá.
A praça, originalmente chamada de Largo dos Curros era, no século XIX, palco de rodeios e touradas. Após essa fase, foi chamada de Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo Sete de Abril, Praça 15 de Novembro e, em 1889, passou a ser Praça da República. Local de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país, abriga edifícios históricos, como a Escola Normal Caetano de Campos, que em seus anos de operação, recebeu grandes personalidades nacionais e, hoje, é o prédio onde funciona a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.Com ambiente agradável e familiar, a praça tem um pequeno parque infantil e diversas pontes e chafarizes.
Aos domingos, desde 1956, acontece a popular Feira da Praça da República, voltada principalmente para as artes, que começou como uma pequena feira de selos e hoje conta com várias barracas e dos mais diversos produtos, incluindo artesanato vindo do Norte e Nordeste do Brasil e de países vizinhos, como o Peru, artigos de decoração, esculturas, roupas, brinquedos, bijuterias. É possível encontrar também sabonetes, bolsas e artigos em prata. A maioria dos artigos é vendida pelos próprios produtores, proporcionando um contato direto entre os artistas e o público em geral, que pode comprar os produtos por preço mais barato. Na feira da Praça da República, além da variedade de produtos comercializados, os visitantes também encontram uma pequena praça de alimentação que tem comidas típicas, massas, lanches e doces. É um passeio muito agradável e cultural para toda a família aproveitar e curtir junto.
Praça da República
Endereço: República, s/n° – República – Centro – São Paulo.
Feira da Praça da República
Horário: todos os domingos, das 8h às 18h.
Local: Praça da República.
Endereço: República, s/n° – República – Centro – São Paulo.
Foto de destaque: Marcelo Duarte/spcuriosos.com.br
saudades….
Destaque para inúmeros pintores com obras fantásticas, muitas delas retratando a cidade de São Paulo.
Sou do interior mas amo essa cidade.
Luana Corrêa
Vi, é no domingo!
Meu pai sempre me levava nesta feirinha qdo criança. Poxa que sdds…
Nos anos 70-80 era bem melhor!
Passei por la
Gostei
Fernanda Bonventi
Vamos marcar de ir !!! Bjs