Conheça o MAC, Museu de Arte Contemporânea

Conheça o MAC, Museu de Arte Contemporânea

O MAC, Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961.

Em seus primeiros anos o MAC USP tratou de preservar, estudar e exibir o acervo, ao mesmo tempo em que se tornava um dos principais centros no hemisfério sul a colecionar, estudar e exibir trabalhos ligados às várias vertentes da arte conceitual, às novas tecnologias e obras que problematizavam a tradição moderna. Foi durante esse período inicial que entraram para a coleção do Museu obras de Lucio Fontana e Artur Barrio, entre muitas outras. O MAC USP passou a ser reconhecido como um importante centro em todas essas áreas, assim como naquelas ligadas à educação pela arte.

mac usp - Conheça o MAC, Museu de Arte Contemporânea

Nas últimas décadas, o MAC USP continuou ampliando suas coleções modernas e contemporâneas. Nesse período ingressaram para o acervo obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais. Mais recentemente, com uma política de atualização, o Museu recebeu para a sua coleção mais de 300 obras a partir de doações de artistas, galeristas, colecionadores e aquisições realizadas por intermédio da AAMAC (Associação de Amigos do MAC USP).

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

mg 6086 2 - Conheça o MAC, Museu de Arte Contemporânea

Por do sol e o Parque do Ibirapuera vistos do MAC
Foto: Ana Schad

Ao contrário de alguns mirantes da cidade, para visitar a vista panorâmica do MAC- USP não é necessário hora marcada, enfrentar fila ou até mesmo esperar o local esvaziar para fazer boas fotos e desfrutar das belas paisagens. A única coisa que você precisa fazer é entrar no prédio e apertar o oitavo andar do elevador. Por isso, esse lugar encanta tanto, não há nenhum impedimento para ter acesso ao local, que felizmente, na maior parte das vezes, está quase vazio. É muito organizado e seguro, sempre tem no mínimo dois seguranças para auxiliar em algo quando necessário.

É um passeio para toda a família , um museu interessante para conhecer um pouco sobre a arte.

MAC USP Ibirapuera
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.
End.: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso − Parque Ibirapuera − zona Sul − São Paulo
Grátis.
Tel.: (11) 5573-9932.
Site Oficial

Foto em destaque: Andrés Otero

Conheça mais sobre a cultura paulistana aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça o MAC, Museu de Arte Contemporânea
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

Leave a Reply

*