O Parque da Independência fica no bairro do Ipiranga, na zona sudeste da capital, tendo uma área de aproximadamente 161.300 metros quadrados e recebe muitos visitantes aos domingos. É administrado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.O Parque possui uma praça para eventos, estacionamentos, pista de Cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, sanitários, chafariz com fonte e cascata, Casa do Grito e monumento a Independência e Cripta Imperial. O Museu do Ipiranga ( atualmente fechado para reforma) e o Museu de Zoologia, são administrados pela Universidade de São Paulo. Não há lanchonetes no parque. Água, refrigerantes e “petiscos” podem ser comprados de ambulantes que ficam nas principais entradas do local.
Um pouco de História
Tombado pelo CONDEPHAAT, CONPRESP E IPHAN, o parque é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822.
A Cripta Imperial, também denominada “Capela”, foi construída em 1952, no espaço sob o monumento, para abrigar os restos mortais de D. Pedro I. Em 1954, como parte das comemorações do 4o. Centenário, os restos mortais de Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I, foram transferidos do Rio de Janeiro para o local. Para as comemorações do Sesquicentenário (150 anos) da Independência em 1972, o governo do Brasil trouxe os restos mortais de D. Pedro I que estavam em Lisboa (Portugal). Em 1982, chegaram ao local os despojos de Dona Amélia, segunda esposa do Imperador.Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um Museu de Zoologia.
Fauna
Há registros de borboletas como a borboleta-pavão (Junonia evarete), assim chamada pelos “olhos” violetas nas suas asas, e mais 28 tipos de aves. É comum perceber a festividade dos bandos de periquito-rico, periquitão-maracanã, papagaio-verdadeiro e maracanã-nobre, sendo os dois últimos ameaçados de extinção no Estado de São Paulo. É possível observar, nos gramados, bandos enormes de chopim, e em meio a esses bandos surgem o amarelado canário-da-terra-verdadeiro e o tricolor galo-da-campina. Como representantes dos mamíferos podem ser observadas duas espécies de saguis, introduzidos indevidamente.
Flora
Os jardins franceses localizados à frente do Museu Paulista são caracterizados por topiárias de buxo, figueira-lacerdinha e azaléia, canteiros de rosas, palmeiras e ciprestes. No bosque ao fundo do Museu encontram-se espécies nativas como pau-ferro, sapucaia, cedro-rosa, araribá, fiqueira-mata-pau, pinheiro-do-paraná, embiruçu, jatobá, canela, canela-branca e marinheiro. Também ocorrem bosques heterogêneos que acompanham os caminhos laterais do parque com eucalipto, jacarandá-mimoso, sibipiruna, falsa-seringueira, paineira, palmeiras, araribá e jaqueira.
O Parque é super bonito, repleto de história e lindas paisagens para serem apreciadas e que forma belos cenários para fotos. Vale a pena fazer o passeio com a família.
Parque da Independência
Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga
Prefeitura Regional do Ipiranga
Área: 161.300m²
Funcionamento: 5h às 20h
Telefone: (11) 2273-7250
Foto de destaque: Miguel Garcia
Pedro, bota na agenda!
niceee
Esse parque é ? lindo demais!!
Tenho mt vontade de conhecer. Vou esperar o museu reabrir!
Andie, não aguarde o Museu reabrir pois a previsão é para o ano de 2022 (se nada ocorrer de errado). Mesmo com o Museu fechado vale muito a pena conhecer.
Endie, venha conhecer mesmo com o Museu em reforma, pois a previsão é que reabra só em 2022 (se não ocorrer nada errado). O Parque é muito bonito e até a semana passada estava super bem cuidado.
Oi Luís Roberto obrigada pela dica! Poxa falta mt p reabrir né? Moro no RJ vou sim antes! Vlw msm!?
Raquel Baldin Rigo!! Olha lá!