Para quem gosta da cultura muçulmana, ou mesmo das delícias da gastronomia árabe, é muito possível que já tenha ouvido falar sobre comida Halal. Na verdade, os pratos são os mesmos famosos e conhecidos dos paulistanos, mas a maneira de fazer, desde a concepção, criação e abate dos animais, precisa seguir algumas regras.
Halal, em árabe significa permitido, ou autorizado, hoje falaremos sobre alimento Halal, ou seja, aquele que é, segundo a cultura muçulmana, autorizado por Deus, em suas escrituras. Por exemplo, é terminantemente proibido consumir carne de porco e também bebidas alcoólicas segundo as normas muçulmanas.
No Brasil, a Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal é o órgão responsável por certificar que determinada comida, ou mesmo estabelecimento esteja de acordo com todas as normas do alimento Halal. Eles enviam inspetores aos locais que produzem alimentos, desde a criação e abate para que se certifiquem e emitam laudos técnicos que atestem a pureza dos alimentos.
Segundo o presidente da CIBAL, seguir todas as regras de alimentação do Alcorão no Brasil não é das tarefas mais simples, a comunidade muçulmana praticante aqui não é tão grande, e muitos dos produtos são produzidos para exportação. Ainda assim, é possível encontrar produtos Halal em alguns supermercados, e em São Paulo, encontramos um excelente restaurante que segue todas as normas de alimentos Halal.
No AlTanur, de uma família libanesa, sob o comando do chef Haidar Trad, fica no bairro do Brás, além de seguir todas as regras do alimento Halal, no Altanur a comida é deliciosa, degustada por pessoas que seguem o Alcorão, e é claro, por todo mundo que gosta de gastronomia árabe de qualidade.
Todo mundo precisa experimentar um pouco de tudo ali, desde as esfihas, kibe cru, e especialmente as kaftas e os doces. É tudo feito com muita qualidade, e sejamos ou não seguidores do Alcorão, o Altanur é desses lugares que temos que ir, e voltar sempre que possível.
Serviço:
Endereço: Rua Rio Bonito, 1421
Telefone: 11 3227-0916
Francisco Rollo, te amo!
Que legal, minha morena! Te amo, parabéns pelo texto
Sérgio Souza
Hummmm querooo
O Brasil quase não consome carne “Halal”, mas pra quem nao sabe, o país é um dos maiores produtores mundiais. Muitos abatedouros de aves e bovinos sao certificados e exportam pro mundo inteiro, principalmente Oriente Medio.
Carla Reys… para nosso repertório gastrocultural!!!
Nunca tinha ouvido falar… Mas parece tudo de bom!
Kleber Hamada
Beatriz Roldão sera q é bom?
O q é halal?
Acho q é comida muçulmana ou árabe
Kkkk q medo
Iara Cristina Xavier não sei sei que.comida é essa, mas.com.certeza vc sabe!! ?
É carne que foi abatida segundo os preceitos religiosos muçulmanos. Não tem nada demais para quem é infiel. No fim, é carne. É feita também por mulheres que não estão menstruadas, porque sabe Maga, mulher é impura, quando sangra é mais impura ainda. É mais ou menos como comida kosher, dos judeus.
É carne que foi abatida segundo os preceitos religiosos muçulmanos. Não tem nada demais para quem é infiel. No fim, é carne. É feita também por mulheres que não estão menstruadas, porque sabe Maga, mulher é impura, quando sangra é mais impura ainda. É mais ou menos como comida kosher, dos judeus.