RAPIDINHAS

Gratuito: Festival Internacional de Curtas exibe filmes de moda

Antenado aos temas que a sociedade vem discutindo, muitos deles com fervor na capital paulista, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo comemora 25 anos com programação gratuita e exibição em diversas salas de cinema e também nas ruas, entre os dias 19 e 30 de agosto.

Para os amantes da moda, como eu, haverá um programa especial com as produções da marca italiana Miu Miu, uma série de oito curtas, intitulada “Contos de Mulheres”. Dirigidos por algumas das cineastas atuais mais singulares – criadoras de mundos belos e estranhos habitados pela imaginação cheia de idiossincrasias femininas – são filmes de origem comercial, mas que mesmo assim têm imenso valor artístico e valem ser conferidos na telona.

A Miu Miu é reconhecida por seu caráter artístico e um tanto quanto subversivo se comparado às demais grandes grifes de moda. Sua diretora de criação, Miuccia Prada, sempre fez questão de dizer que seu trabalho transcende a moda, buscando paralelos nas artes, no cinema, na arquitetura. As realizadoras da série de curtas são mulheres tão intelectualizadas e autorais quanto a estilista: Miranda July, So Yong Kim, Hiam Abbass, Ava DuVernay, Massy Tadjedin, Giada Colagrande, Lucrecia Martel e Zoe Cassavetes.

49783 THE DOOR 500x333 - Gratuito: Festival Internacional de Curtas exibe filmes de moda
“A Porta”, curta da série Contos de Mulheres, dirigido por Ava DuVernay – foto: divulgação

O tema central do festival esse ano, porém, será a mobilidade urbana. Além de um passeio ciclístico pelas ruas do centro de São Paulo, com projeção de filmes ao ar livre, o festival traz quatro programas especiais que abordam o assunto. Alexandra Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, realizadores do curta “E” – documentário sobre estacionamentos e especulação imobiliária que foi exibido no evento em 2014 –, assinam a curadoria de dois deles: “Carro – um Trajeto”, que aborda os distintos papéis do automóvel no imaginário nacional, e Personagens em Deslocamento, com curtas que mostram como a vida das pessoas é afetada pelas possibilidades de movimentação em áreas urbanas.

Reunindo produções de 1991 a 2011 que já foram exibidas em outras edições do evento, Mobilidade Humana revela aventuras humanas vividas em diferentes trajetos. Já o programa “Vélo” (bicicleta, em francês) traz uma seleção de curtas do festival francês Clermont-Ferrand que afirmam a condição de liberdade que a bicicleta proporciona.

A programação, que conta com 350 filmes, de 52 países, é dividida nas tradicionais mostras Internacional, Latino-americana, Programas Brasileiros e Programas Especiais. Outros temas como identidade sexual e até a Copa do Mundo de 2014 serão apresentados. A lista de filmes selecionados para o 26° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo pode ser consultada no site do evento.

Serviço

26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Datas: 19 a 30 de agosto de 2015 – Entrada gratuita
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp e espaços do Circuito Municipal de Cultura
Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum

Curtas da série Contos de Mulheres

22/08/15
19h00 – Espaço Itaú de Cinema – Miu Miu: Contos de Mulheres
TOALETE FEMININO – Zoe Cassavetes (Itália, 00:03:00); MUTA – Lucrecia Martel (Itália, 00:07:00); O VESTIDO DA MULHER – Giada Colagrande (Itália, 00:07:00); ESTÁ FICANDO TARDE – Massy Tadjedin (Itália, 00:08:00); A PORTA – Ava DuVernay (Itália, 00:09:00); MULHERES DE VUCCIRIA – Hiam Abbass (Itália, 00:08:00); BRILHO E LUZ – So Yong Kim (Itália, 00:11:00); ALGUÉM – Miranda July (Itália, 00:10:00); O VESTIDO – Alice Rohrwacher (Itália, 00:15:00)

30/08/15
17h00 – Museu da Imagem e do Som – Miu Miu: Contos de Mulheres
TOALETE FEMININO – Zoe Cassavetes (Itália, 00:03:00); MUTA – Lucrecia Martel (Itália, 00:07:00); O VESTIDO DA MULHER – Giada Colagrande (Itália, 00:07:00); ESTÁ FICANDO TARDE – Massy Tadjedin (Itália, 00:08:00); A PORTA – Ava DuVernay (Itália, 00:09:00); MULHERES DE VUCCIRIA – Hiam Abbass (Itália, 00:08:00); BRILHO E LUZ – So Yong Kim (Itália, 00:11:00); ALGUÉM – Miranda July (Itália, 00:10:00); O VESTIDO – Alice Rohrwacher (Itália, 00:15:00)

Compartilhe!
Camila Rocha
the authorCamila Rocha
Jornalista que já se enveredou por diversas áreas na comunicação, hoje também é consultora de estilo. Adora a vida urbana e multifacetada de São Paulo e tenta cada vez mais conhecer os diferentes aspectos da vida na capital. Estar atenta e aberta a tudo o que acontece no fervilhante cenário cultural da cidade é essencial para seu trabalho, assim como fundamental para seu desenvolvimento pessoal. Compartilhar tudo o que de interessante encontrar é apenas uma consequência. E dona do blog Ninguém Perguntou

4 Comentários

Deixe uma resposta