Hoje, quem passa pelo cruzamento entre a rua São Bento e a Avenida São João dificilmente repara, talvez devido à correria do dia a dia, que está literalmente ao lado de um símbolo paulista, um dos maiores de todos os tempos, o Edifício Martinelli.
Foi um imigrante Italiano, Giuseppe Martinelli, que após se estabelecer na cidade, quis deixar um legado, planejando um projeto ambicioso para a época, o maior arranha-céu da América do Sul com mais de 100 metros de altura, em um tempo em que os prédios de São Paulo não tinham mais de 5 andares.
Projetado por um arquiteto da Academia de Belas Artes de Viena, a construção do edifício se iniciou em 1924 e foi concluída em 1934, após a finalização dos 30 andares, totalizando 105 metros de altura. A construção utilizou os materiais mais luxuosos que existiam na época, como escadas de mármore de Carrara, papéis de parede belgas e louças inglesas.
Entretanto, todo esse luxo não durou muito tempo. Após o seu fundador ter entrado em uma profunda crise financeira, o prédio foi vendido para o governo da Itália e acabou recebendo ao seu lado dois edifícios mais altos do que ele, o do Banco do Estado e o edifício do Banco do Brasil, após o rápido crescimento da cidade no fim da 2ª guerra. Com isso, o prédio acabou entrando em decadência, virando uma comunidade vertical bem no centro da cidade em meados da década de 60, quando carecia do mais básico para a convivência humana.
No fim da década de 70, a administração do prédio foi tomada pela prefeitura do estado, que realizou uma força tarefa para reestruturar e colocar o prédio de volta ao uso, e hoje, por exemplo, abriga a sede do sindicato dos bancários e a Secretaria Municipal de Habitação e Planejamento.
O prédio é um símbolo paulista, um ícone, cuja história vale e deve ser explorada e conhecida. Ela está enraizada na cultura da cidade e de todos por aqui. Se você quer conhecer mais da história guardada no Martinelli, basta entrar no site oficial.
Créditos da imagem de capa: Remaster
Carlos Vitti 😉
Inês Pereira Da Costa
Adoro essa cidade.
Já fotografei na cobertura deste edificio, imagens bacanas.
Mariana Penteado
Vamos marcar a visita? Gê Armanii Adriana Silva Oliveira Gisele Campos Cruz Daisy Alexandre da Silva Patrícia Luz Lima Grazi Cristina
Por mim to dentro Karine Ferreira Nosei……só marcar !!!
Só marca estou que vou
Vamos?
Eu que sou do interior de Goiás e tendo sonho do conhecer SP, eu ia ficar babando… Hahahaha
Predios geralmente só reparamos de longe… É dificil a gente andar na rua olhando para o alto, tem q ficar atento com os buracos das calçadas… Kkk Mas sério mesmo, ninguém costuma andar olhando para o alto… É meio estranho! Eu mesmo já havia passado várias vezes em frente ao prédio Copan de ônibus e demorei para ver que era ele ali…
Martinelli <3
fERNANDO NÃO DEIXE FICAR VELHO DAI NÃO DÁ AQUI TEM HOSTEL BEM BARATO DA PARA FICAR, A PARTIR DE 50,00 REAIS
Quando eu era criança, o Ed. Martinelli era o mais alto do Brasil! Depois, veio o Ed Itália.
Eu sempre reparei até que um dia subi nele
Lucas Sobral ❤️❤️
Já já o Haddad derruba.
Martinelli= tenso Man… Tenso
Eduardo Railton lembra?
Lembro sim, só não sabia que dava pra visitar
Já põe na lista da sua próxima vinda a Sampa
Hahahaha com toda certeza!!
Esplendoroso!!!!!!!