Está em exibição na cidade de São Paulo a mostra Joan Miró – a Força da Matéria, no Instituto Tomie Ohtake. Com mais de 100 obras do pintor catalão, oriundas da Fundação Joan Miró, em Barcelona, e de coleções particulares, a exposição contempla um aspecto tão determinantes quanto ardiloso na história da arte moderna: a espontaneidade, segundo Paulo Miyada, curador da exposição, que está dividida conforme as etapas da carreira do catalão.
Joan Miró (1893-1983) foi um artista Espanhol representante das Vanguardas Modernistas, em especial o surrealismo e cubismo, cuja proposta era romper com a ideia da arte como imitação do real. O pintor, escultor e gravurista viveu momentos cruciais da história humana durante o século XX, como a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial, cujos horrores influenciaram suas obras do período.
O Instituto Tomie Ohtake fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, número 201, no bairro de Pinheiros. A exposição vai até 16 agosto, quando deverá seguir para Florianópolis. O ingresso tem o valor de R$ 10,00, sendo as terças-feiras grátis.
Mais informações no site oficial do instituto Tomie Ohtake