O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

O Casarão Belvedere se tornou um espaço cultural, aberto a quem precisa de espaço para expor, e também para quem se interessa em ver o que é exposto, um local para troca, para vermos belas apresentações, e com muita história para contar.

sp antiga 2 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

O Casarão Belvedere foi construído em 1927, seu primeiro morador foi Ernest Sohn, um imigrante francês abastado, médico na cidade, e sua esposa. Na Bela Vista, entre o Bixiga e a Liberdade, estabeleceram-se os franceses ao final do século XIX.

casas historicas paulistanas 3 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

Muitos imigrantes franceses chegaram a São Paulo neste período, vieram em missões que remodelaram a cidade no começo do século XX. O Casarão Belvedere abrigou quatro gerações da família Sohn, e foi tombado como patrimônio histórico pelo CONPRESP em dezembro de 2002.

casas historicas paulistanas 2 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

Neste momento, podemos dizer que se iniciou um período de luta para o Casarão Belvedere. A família havia decidido vender o imóvel em 2001, e notícias dizem que alguns membros da família, venderam suas portas, janelas, vitrais, e tudo que foi possível. Assim, após o tombamento, a venda do casarão ficou difícil, pois é necessário manter e restaurar toda a estrutura, exatamente como era originalmente.

com limao - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

Paulo Goya

O ator Paulo Goya, descente da família, transformou o Casarão Belvedere em centro cultural, o Espaço Cultural Dona Julieta Sohn, o nome do espaço é uma homenagem à avó do ator, além de dar uso ao espaço, a família decidiu tentar levantar fundos para a restauração do imóvel.

defender - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

Restaurar um casarão da década passada não é simples, tão pouco barato, portanto, o trabalho pode ser demorado, muito custoso, requer materiais e acabamentos que não são fáceis de encontrar, nem restaurar. É necessário muito empenho, dedicação e verba disponível. Mesmo com investimento pessoal de Paulo Goya, é preciso mais.

uol 1 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

O Casarão Belvedere, ou Espaço Cultural Dona Julieta Sohn, realiza em conjunto com artistas e companhias, belíssimas apresentações, projetos de teatro, artes visuais e música. Além de toda a história da casa e sua luta, obras e debates relevantes acontecem por lá.

youtube 3 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!

É um lugar privilegiado, esperando por nossa visita, seja para ver a casa ou uma de suas apresentações, participar de um debate, auxiliar em um de seus projetos. Para cada um de nós, o Casarão Belvedere pode ter um significado, para a cidade, é patrimônio histórico e também, um bem cultural, capaz de transformar espaços e pessoas.

Serviço:
Endereço: Rua Pedroso, 267 – Bela Vista
Site: www.facebook.com/casaraodobelvedere

Conheça mais sobre os casarões de São Paulo aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O Casarão Belvedere, história, arte e luta em uma tradicional casa de São Paulo!
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*