A cidade de São Pedro fica localizada no estado de São Paulo, há 200 km da capital e ganhou fama nacional por ser uma estância turística.
Ao mesmo tempo que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, São Pedro é visitada por milhares de aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.
Conheça um pouco de São Pedro
São Pedro começou a ser fundada pelos irmãos Joaquim, José e Luiz Teixeira de Barros, que vindo de Itu, compraram uma fazenda na região no século 17.
Devotos de São Sebastião, os irmãos tentaram dar esse nome a então vila, mas a população, que ali já estavam morando, não se agradou do padroeiro, optando por São Pedro.
Nascida com base na migração italiana, São Pedro foi por muito tempo um município rico na produção de café, rodeado de fazendas que produziam o fruto e distribuíam para o resto do Brasil.
Com a chegada da estrada de ferro em 1893, a cidade viu o progresso e foi ai que começaram a surgir cemitério, grupo escolar, cadeia, prefeitura e câmara além da igreja matriz.
Na década de 1920, com a procura de petróleo, foi descoberto fontes de águas, dando inicio ai ao surgimento das Termas de São Pedro, que atrai milhares de turistas ao ano.
O que fazer em São Pedro no final de semana
Por ser uma estância turística, São Pedro oferece uma gama de opções de passeio, que vão desde a visitação em pontos conhecidos da cidade como parques temáticos.
Thermas Water Park
Ocupando 4 milhões de m², o complexo diverte famílias inteiras com suas águas frias e quentes.
Sua boa estrutura é um ponto positivo, onde é possível curtir a Piscina de Ondas, a maior do Estado de São Paulo, com 1,3 mil m² de área, que aos finais de semana e feriado é a mais cheia.
Ainda dentro do complexo existe o Parque da Baleia, onde fica um palco para shows e o restaurante.
Existem também diversos quiosques espalhados pelo parque, onde são usados cartões pré-pagos de consumo.
Para as familias com crianças, o Parque Infantil tem atrações por faixa etária, até 6 anos ou entre 7 e 12 anos.
Na área do Disco Voador, o que mais chama a atenção é a gruta em formato de vulcão (até sai fumaça do topo) que faz as vezes de ofurô.
Há ainda um complexo de toboáguas com diversos formatos e as exposições do Mundo Pré-Histórico, com 30 réplicas de dinossauros, e dos Insetos Gigantes e Fundo do Mar e os animais (esses de verdade) da Fazendinha do Vô Bráulio.
Sobre os ingressos, consulte o site oficial do Thermas Water Park.
Museu Gustavo Teixeira
A cidade de São Paulo abriga um museu dedicado a Gustavo Teixeira, poeta parnasiano são-pedrense (claro) que viveu entre os séculos 19 e 20 e só não ocupou uma cadeira na Academia Paulista de Letras porque morreu pouco tempo antes.
Com entrada gratuita, o Museu Gustavo Teixeira fica localizado num prédio centenário e tombado no centro da cidade.
Suas salas reconstroem um pouco do passado de São Pedro, desde a chegada dos tropeiros à cidade, e também passa pela do próprio Estado – em um dos espaços há uma homenagem à Revolução Constitucionalista.
Cervejaria HZB
Para os amantes de cerveja, São Pedro conta com a Cervejaria HZB, um passeio que precisa ser inserido no seu roteiro pela cidade.
Nela são produzidos 90 mil litros por ano de cerveja, entre cinco rótulos permanentes, como as clássicas Pilsen e IPA, e dois sazonais.
Você pode visitar o pequeno espaço para entender melhor sobre a produção e aproveitar o serviço de bar de sexta-feira (quando rola música) e de sábado.
Parques do Cristo e Marcelo Golinelli
O Parque Marcelo Golinelli possui longos campos e casas espaçadas e uma ótima opção para conhecer mais a cidade.
Em algumas épocas do ano é possível acompanhar shows e eventos no parque, além de degustação de comidas típicas.
Já o Parque do Cristo fica a 900 metros de altitude, e para chegar a ele, é necessário subir 124 degraus, seguir por uma trilha ou ir de carro.
Há ainda capela, lanchonete, parque infantil e loja de artesanato.
Rancho da Tirolesa
O Rancho da Tirolesa é uma opção de passeio para quem gosta de aventura e altas emoções.
Localizado em uma propriedade que oferece refeição e outras atividades, o espaço conta com uma tirolesa de 500 metros em meio às montanhas, onde é possível apreciar toda a beleza da natureza ao redor, incluindo mata nativa e um vale através do qual é possível desfrutar de uma visão privilegiada de sete municípios próximos a São Pedro.
Funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados das 9h às 18h