A Pinacoteca de São Paulo, localizada no centro da cidade, é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.
Criado em 1905, trata-se do museu de arte mais antigo de São Paulo.
Além de reunir obras essenciais, a Pinacoteca se destaca pela sua arquitetura que mistura o passado com o presente de forma perfeita, mantendo elementos marcantes e trazendo a modernidade necessária para o espaço.
Pinacoteca de São Paulo: História
Para começar a contar a história da Pinacoteca, precisamos voltar à São Paulo do final do século XIX.
Esse período representou uma fase de muita prosperidade para a capital paulista, já que ela passava por uma grande expansão cafeeira.
A cidade, que até então não tinha tanta relevância nacional, começava a se transformar culturalmente e economicamente.
Diante desse contexto, começaram a surgir novos edifícios e mansões dos nobres do café. Técnicas construtivas como o uso da paiva foram substituídas por alvenaria, o que demandava uma nova mão de obra especializada.
Os imigrantes europeus supriam uma parte dessa necessidade, mas não era o bastante para executar todo o trabalho exigido pelo crescimento da indústria Paulista.
Foi então que, em 1873, o conselheiro Carlos Leôncio da Silva Carvalho instituiu, com o auxílio de 131 sócios beneméritos, a Sociedade Propagadora da Instrução Popular, uma organização privada sem fins lucrativos.
Após uma reforma na grade de disciplinas, em 1882 foi criada a instituição Liceu de Artes e Ofícios.
A escola passou por muitas mudanças e desafios ao longo dos anos, principalmente em relação à falta de verba governamental.
Sob a direção do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, em 1897 a instituição conseguiu uma doação de um amplo terreno, desmembrado no Jardim da Luz.
No começo do século XX, a elite paulistana começou a sentir a necessidade de ter uma vida cultural mais moderna e que correspondesse ao crescimento da cidade. Foi aí que a Pinacoteca nasceu, e o local escolhido para recebê-la foi o prédio do Liceu de Artes e Ofícios.
A Pinacoteca foi criada no dia 25 de dezembro de 1905 e aberta oficialmente ao público em 1911, com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes.
O que tem na Pinacoteca de São Paulo?
O acervo da Pinacoteca de São Paulo tem cerca de 4 mil peças. Ele reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva.
A Pinacoteca também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
O museu ainda conta com um amplo acervo documental e bibliográfico.
O auditório da Pinacoteca, reformado esse ano, tem capacidade para 132 pessoas.
Quanto custa a entrada na Pinacoteca?
O valor do ingresso é R$ 20,00, sendo R$ 10,00 reais a meia-entrada para estudantes com carteirinha.
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento. Aos sábados a entrada é gratuita para todos.
Mais informações sobre a Pinacoteca do Estado
Endereço: Praça da Luz, 02 – Tel. 11 3324-1000
Horário de Funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h