O Museu da Diversidade Sexual é uma, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Seu objetivo é pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da comunidade LGBT brasileira e, em especial, da paulista.
As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco especialmente nas identidades de gênero, orientações sexuais e expressões de gênero das minorias sexuais para estabelecer um espaço de convivência, manutenção da memória da população LGBT e potencializar estudos acerca da diversidade sexual.
Atualmente, o MDS está promovendo a exposição “Sonhar o Mundo”, celebrando o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero como parte dos Direitos Humanos e as lutas por igualdade ao redor do mundo.
Idealizada por Paulo von Poser e Marcio Zamboni, a mostra conta com uma série de instalações interativas que brincam com suportes diversos abordando temas como educação, sofrimento, lutas, inspirações, segredos e corpos. A exposição fica em cartaz até 27 de agosto na Estação República do Metrô.
“Sonhar o Mundo” busca narrativas compartilhadas, de forma a contemplar a diversidade de experiências humanas em um mundo comum. A mostra apresenta obras híbridas que se transformam com a interação do público e trabalhos de artistas que abordam essas temáticas a partir de múltiplas perspectivas.
Local: Estação República do Metrô – Piso Mezanino
www.facebook.com/sonharomundo
Com curadoria de Paulo Von Poser e Márcio Zamboni.
Projeto expográfico Haron Cohen.
Apoio: Defensoria Pública, OAB – Comissão da Diversidade, Museu da Imigração, Museu Índia Vanuíre, Museu Afro Brasil e Memorial da Resistência.
Cesar Dance
Renata Lyrio