Localizada no Jardim Europa, região nobre da cidade de São Paulo, a Fundação Ema Klabin é um centro cultural, científico e artístico muito instigante, tanto pelas obras e exposições que ali são realizadas, quanto pela história da fundação, desde a sua criação, que a princípio serviu de residência à uma das mulheres mais filantropas da cidade de São Paulo, Ema Gordon Klabin.
Ema Klabin, nasceu no Rio de Janeiro em 1907, e seus pais foram empresários lituanos. Durante sua vida realizou diversos trabalhos em prol da utilidade pública, de forma a ajudar a população, como a construção do hospital Albert Einstein e apreciava a arte de forma geral, principalmente as pinturas. Ema tinha um acervo próprio gigantesco, que adquiria em galerias no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Na década de 50, teve a ideia de construir uma residência onde ela pudesse expor todo o seu acervo, e receber visita de seus familiares, amigos e pessoas importantes da época. Assim o fez, erguendo a construção de 900m² em um terreno de 4000m² em 1960.
Perto do fim de sua vida, Ema decidiu transformar sua casa em um museu aberto para visitação, com o objetivo de poder mostrar para as próximas gerações suas obras, itens de casa, o estilo antigo, costumes e curiosidades da vida no Século XX, criando então a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, onde hoje é aberta para todo o público, com exposições que abordam diversos temas sobre arte, música e programas educativos.
A coleção da casa é bem diversificada. Ela não possui um estilo único, pois como são itens de um acervo pessoal, os objetos ali expostos demonstram o gosto da antiga dona, que por sua vez, tinha gostos diversos e adquiria o que lhe agradava. No total são mais de 1500 peças sobre a Antiguidade Clássica, Arte Africana, Arte Europeia, Arte Brasileira, Arte Oriental, Biblioteca, Mobiliário, Prataria e muitos outros temas. É um lugar onde você embarca em uma viagem pelo mundo através do tempo.
As visitas normalmente são agendadas, mas às sextas-feiras e aos sábados de apresentação musical não há necessidade de agendamento, sendo a visita gratuita das 14h00 às 16h30. Nos outros dias, os agendamentos devem seguir as diretrizes abaixo:
– Horários: 14, 15, 16 e 17 horas;
– Máximo de 20 pessoas por visita;
– Entrada: R$10,00 ou R$5,00 para estudantes e terceira idade. Entrada gratuita para professores;
– Visita dura entre 1h00 e 1h30;
– Agendar a visita pelo número (11) 3062-5245 ou pelo e-mail educativo@emaklabin.org.br.
Para maiores informações, entrar no site do Instituto wwwe.maklabin.org.br
Foto de Capa: Guia da Semana
Tamires Santana <3
Não conhecia essa história. Muito interessante. Mais um bom programa para as tardes de sábado. Obrigada Alison Lima. Que bom que não demoliram.
Heitor para a lista? !
Siiiim
Kelly Souza
lets?
Siim!
Alexandre Nunes, vamos?
Diana Kaneko
Yoshikadu Yoshida Christian Key Yoshida Yoko Harimoto Alysson Yoshida Emerson Jun Yoshida Julliana Ayala
Que legal ??? Vamos!
Vamos!! ?
Escolham o dia que eu ligo la
Veja ai Amor Emerson Jun Yoshida
Igor Iamonti
Rodrigo Veninno RODRIGO
Faz tempo que quero ir
Anderson Cruz
Preciso visitar esse lugar!
Qtas belezas temos na nossa cidade …
Adriana Tetti
Amigos por acreditar que existem anjos em forma de pessoas venho aqui pedir ajuda para fazer tratamento da esclerose múltipla.estou cada dia pior esperando pelo SUS a esclerose não espera a cada surto e um desligamento no cérebro sinto dores horríveis de tomar corticóides morfina ..mts injeções preciso acompanhamento não consigo… neuro e caro ressonância nem se fala, tomografia computadorizada muito mais por favor me ajudem estou perdendo movimentos… dependendo das pessoas p tudo .. sou cabeleireira mais não estou mais conseguindo vivo muito inchada e com dor….me ajudem qualquer valor.vou prestar conta de td….com quem me ajuda Para vc que Deus tocar no seu coração em ajudar no meu tratamento ..está é o número da conta qualquer quantia…
Preciso de ajuda antes de ficar paraplégica
Banco 0727
Operação 013
Conta 00015969-0
(27) 999760014
Jorge Henrique
Preciso!!! ????