CULTURACURIOSIDADESDICAS

Visite a Fundação Ema Klabin e viaje pelo mundo através do tempo

Corredor Fundação Ema Klabin - Guia da Semana

Localizada no Jardim Europa, região nobre da cidade de São Paulo, a Fundação Ema Klabin é um centro cultural, científico e artístico muito instigante, tanto pelas obras e exposições que ali são realizadas, quanto pela história da fundação, desde a sua criação, que a princípio serviu de residência à uma das mulheres mais filantropas da cidade de São Paulo, Ema Gordon Klabin.

Ema Klabin, nasceu no Rio de Janeiro em 1907, e seus pais foram empresários lituanos. Durante sua vida realizou diversos trabalhos em prol da utilidade pública, de forma a ajudar a população, como a construção do hospital Albert Einstein e apreciava a arte de forma geral, principalmente as pinturas. Ema tinha um acervo próprio gigantesco, que adquiria em galerias no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Na década de 50, teve a ideia de construir uma residência onde ela pudesse expor todo o seu acervo, e receber visita de seus familiares, amigos e pessoas importantes da época. Assim o fez, erguendo a construção de 900m² em um terreno de 4000m² em 1960.

8581777227 3940797a1c k - Visite a Fundação Ema Klabin e viaje pelo mundo através do tempo
Jardim da Fundação Ema Klabin

Perto do fim de sua vida, Ema decidiu transformar sua casa em um museu aberto para visitação, com o objetivo de poder mostrar para as próximas gerações suas obras, itens de casa, o estilo antigo, costumes e curiosidades da vida no Século XX, criando então a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, onde hoje é aberta para todo o público, com exposições que abordam diversos temas sobre arte, música e programas educativos.

salarenascenca Simonde - Visite a Fundação Ema Klabin e viaje pelo mundo através do tempo
Sala Renascença da Fundação – Foto: Simonde

A coleção da casa é bem diversificada. Ela não possui um estilo único, pois como são itens de um acervo pessoal, os objetos ali expostos demonstram o gosto da antiga dona, que por sua vez, tinha gostos diversos e adquiria o que lhe agradava. No total são mais de 1500 peças sobre a Antiguidade Clássica, Arte Africana, Arte Europeia, Arte Brasileira, Arte Oriental, Biblioteca, Mobiliário, Prataria e muitos outros temas. É um lugar onde você embarca em uma viagem pelo mundo através do tempo.

Fundação Ema Klabin Catraca Livre - Visite a Fundação Ema Klabin e viaje pelo mundo através do tempo
Corredor Fundação Ema Klabin – Foto: Catraca Livre

As visitas normalmente são agendadas, mas às sextas-feiras e aos sábados de apresentação musical não há necessidade de agendamento, sendo a visita gratuita das 14h00 às 16h30. Nos outros dias, os agendamentos devem seguir as diretrizes abaixo:

– Horários: 14, 15, 16 e 17 horas;
– Máximo de 20 pessoas por visita;
– Entrada: R$10,00 ou R$5,00 para estudantes e terceira idade. Entrada gratuita para professores;
– Visita dura entre 1h00 e 1h30;
– Agendar a visita pelo número (11) 3062-5245 ou pelo e-mail [email protected].

Para maiores informações, entrar no site do Instituto wwwe.maklabin.org.br

 

Foto de Capa: Guia da Semana

Compartilhe!
Alison Lima
the authorAlison Lima
Natural de Guarulhos/SP, 23 anos, formado em engenharia elétrica e atua no setor automotivo. Um admirador de grandes metrópoles e todas as suas peculiaridades. São Paulo é o lugar ideal, onde há o encontro e mistura de tudo e todos, 24 horas por dia, 7 dias da semana. É uma cidade única, feita para qualquer um se apaixonar.

24 Comentários

Deixe uma resposta