CULTURADICAS

10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo

Em meio a todo agito da nossa megalópole, às vezes deixamos de fazer atividades simples fora de casa com receio de perder a concentração ou por dar preferência a programas mais agitados. Qual a última vez que você leu um bom livro em um parque? Ou que alugou um livro diferente em uma biblioteca?

Separamos algumas opções de locais para quem quer estudar ou ler um bom livro, mas ao mesmo tempo apreciar de alguma forma a cidade e quem sabe se inspirar mais.

Biblioteca Mário de Andrade

A dica mais óbvia e que não poderia faltar é a maior biblioteca pública da cidade e segunda maior do país: Mário de Andrade. Inaugurada em 1926, passou por uma grande reforma há 7 anos e recebe mais de 700 usuários por dia. O acervo circulante de mais de 53 mil livros foi atualizado e informatizado, podendo ser consultado no local ou retirado por empréstimo.

mario de andrade 1024x667 - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Biblioteca Mário de Andrade Fonte: divulgação

Também conta com a Coleção de Obras Raras e Especiais, Coleção de Arte, Coleção São Paulo (apenas com acervo sobre a nossa cidade), Coleção Geral (focada em Literatura e Humanidades), Coleção de Referência (enciclopédias, guias, diretórios entre outros) e Coleção de Periódicos (12 mil títulos de jornais, revistas e publicações oficiais).

A biblioteca possui diversas mesas para leitura, além de um agradável terraço com cadeiras para deixar a hora passar sem que se perceba. A internet é gratuita para quem precisar ficar conectado.

Serviço:
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Centro (fácil acesso pelas estações de metrô Anhangabaú e República)
Segunda a sexta, das 8h às 22h
Sábado e domingo, das 8h às 20h
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

 

Parque Buenos Aires

Um verdadeiro oásis no bairro de Higienópolis que ocupa uma área de 25.000m² no quarteirão formado pelas ruas Bahia, Piauí, Alagoas e Avenida Angélica com vegetação exuberante e muitos pássaros como pica-pau, bem-te-vi, periquitos, sabiás etc.

É dos lugares mais recomendados para levar um bom livro, escolher um banco ou deitar no gramado e curtir a natureza em meio à nossa selva de pedras.

buenos aires 819x1024 - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Parque Buenos Aires Foto: Ana Schad

Serviço:
Parque Buenos Aires
Avenida Angélica, 1.500 – Higienópolis (fácil acesso pela estação de Higienópolis-Mackenzie)
Funcionamento: 6h às 19h

 

Starbucks Haddock Lobo

Há quem prefira ler um livro, estudar ou até mesmo trabalhar em ambientes um pouco mais agitados. A unidade do Starbucks da Rua Haddock Lobo é uma ótima pedida nesse caso. Suas mesas, balcões, poltronas e sofás distribuídos nos 3 andares da cafeteria são disputadíssimos.

starbucks - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Rooftop do Starbuck da Rua Haddock Lobo Fonte: Divulgação

O grande diferencial dessa loja, que muitos desconhecem, é seu rooftop ao ar livre com vista para a copa das árvores da rua com mesas e ombrellones, além de ter a grande oferta de cafés e quitutes da rede.

Serviço:
Starbucks Haddock Lobo
Rua Haddock Lobo, 608 – Cerqueira César (fácil acesso pela estação de metrô Consolação)
Funcionamento: 6:30 às 22:30 (segunda a quinta), 6:30 às 23:59 (sexta-feira), sábado (24h) e 1:00 às 22:30 (domingos)

 

Biblioteca IMS

A Biblioteca o Instituto Moreira Sales na Avenida Paulista além de ser novíssima e linda, é inovadora no Brasil por ser focada em Fotografia. Com capacidade para abrigar 30 mil itens, o acervo é composto por publicações  nacionais e internacionais sobre o assunto, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas.

É aberta ao público, possui área expositiva para destaques do acervo, além de área para estudo e leitura. Imperdível aos amantes dessa arte e a todos que forem visitar esse novo centro cultural que a cidade ganhou.

ims 1024x576 - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista Fonte: divulgação

Serviço:
Biblioteca do Instituto Moreira Sales (IMS)
Avenida Paulista, 2424 – Consolação (fácil acesso pelas estações de metrô Consolação e Paulista)
Horário da Biblioteca de Fotografia: de terça a sexta, exceto feriados, das 10h às 20h. Sábados e feriados (exceto segundas), das 10h às 18h (exceto obras raras).
Site: www.ims.com.br/unidade/sao-paulo/

 

Centro Cultural São Paulo (CCSP)

O Centro Cultural já é famoso entre os estudantes por ser um ótimo local para se reunirem tanto para estudar quanto ler ou até mesmo dançar livremente com seu grupo de amigos. A localização praticamente dentro da estação Vergueiro facilita a chegada.

CCSP 1024x683 - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Área de estudos do CCSP Foto: Ana Schad

Também conta com uma grande área de mesas para estudos além de sua enorme área de cobertura descoberta gramada. Facilmente você verá pessoas lendo por lá ao tomar Sol e é só levar uma toalha ou canga para ficar ainda mais confortável.

Para quem busca novas leituras, o conjunto de bibliotecas possui 120 mil livros e documentos que podem ser emprestados para pessoas cadastradas. Basta apresentar um documento original com foto e comprovante recente de endereço para fazer o cadastro.

Também oferece wifi gratuito.

Serviço:
Biblioteca Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro 1000 – Paraíso (fácil acesso pelo Metrô Vergueiro)
Terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Site: www.centrocultural.sp.gov.br/site/desfrute/bibliotecas/

 

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Outra opção na avenida mais paulistana da cidade é Livraria Cultura, que já é um clássico e um verdadeiro ponto turístico.

Desde 1947 ocupa esse endereço privilegiado da cidade, porém apenas em 2007 foi ampliada e ganhou a forma que conhecemos hoje com mais de 3500m², tornando-se a maior livraria do país.

cultura - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Livraria Cultura do Conjunto Nacional: maior do país Fonte: divulgação

Cerca de 10 mil pessoas circulam por lá diariamente e foi uma das pioneiras em proporcionar uma verdadeira experiência com os livros já que você pode circular livremente com as publicações e utilizar seus espaços para leitura sem pressa. Há quem perca horas lendo trechos de livros para escolher exatamente aquele que te agradará mais e os funcionários não irão apressar.

É um ótimo destino também para levar as crianças e incentivar o hábito da leitura devido ao espaço dedicado totalmente a elas.

Possui wifi gratuito, café, teatro, shows eventuais e outras atrações que a fazem um lugar único na cidade.

Serviço
Livraria Cultura Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073 (fácil acesso pela estação de metrô Consolação)
Funcionamento:
Segunda a Sábado – 9h às 22h
Domingos e feriados – 11h às 20h
Site: www.livrariacultura.com.br

 

Parque Ibirapuera

Lógico que o parque mais conhecido da cidade não poderia ficar de fora dessa lista, mas além de proporcionar momentos muito agradáveis com toda sua natureza e beleza, você sabia que existe um Bosque da Leitura lá dentro?

bosque da leitura - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Bosque de Leitura do Parque Ibirapuera Fonte: Prefeitura de São Paulo / Margarete Barbosa

Uma pequena casa próxima ao portão 7 abriga livros, gibis entre outros disponíveis para os frequentadores do parque para promover o hábito de leitura e a cultura. Também são realizadas atividades como saraus, conto de histórias e encontro com escritores.

O espaço antes esquecido e mal cuidado, foi restaurado em 2015 pela  Parque Ibirapuera Conservação (PIC), organização que une os amigos do parque com parcerias privadas que trouxeram nova vida ao espaço.

Serviço:
Acesso: Portão 7 do Parque Ibirapuera (ao lado do Viveiro Manequinho Lopes) pela Av. República do Líbano, 1151
Funcionamento: Sábados e domingos, das 10h às 16h

 

Biblioteca Parque Villa Lobos (BVL)

Outro parque não poderia ficar de fora dos ótimos lugares para leitura do seu livro é o Parque Villa Lobos. Além de sua ampla área de vegetação sempre uma agradável companhia para um bom livro, conta uma ótima e linda biblioteca.

Possui 4000m² com acervo focado na literatura e questões ambientais que dispões de livros, revistas, jornais, HQs, DVDs entre outras mídias inclusive com materiais em braile e falados para pessoas com deficiências.

biblioteca villa lobos - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Biblioteca Villa-Lobos Fonte: divulgação

Não faltam áreas e mesas para estudos em ambiente muito amplo além de salas de criatividade; sala de jogos eletrônicos; ludoteca; computadores com acesso à internet; deck, com vista para o parque.

Um grande diferencial é a acessibilidade com diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados.

Serviço:
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros
Funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas
Site: www.bvl.org.br

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

Localizada dentro do Parque da Juventude na Zona Norte da cidade, a Biblioteca de São Paulo (BSP) possui mais de 4200m² também oferece ótima estrutura e acervos dividido em  livros tradicionais ou em formatos acessíveis (braille, audiolivro), leitores digitais, DVDs, CDs, além de jogos.

Conta também com computadores para os usuários, rede wireless e terminal de autoatendimento. Os espaços para leitura e estudos são generosos, além ter uma área infanto-juvenil bastante atraente.

Mensalmente promovem atividades como hora do conto para as crianças, luau para os jovens, clube da leitura, bate-papos, saraus, jogos entre outras.

bsp 1024x678 - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Biblioteca São Paulo Fonte: Divulgação

Serviço:
Biblioteca de São Paulo (BSP)
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (Parque da Juventude)- fácil acesso pela Estação Carandiru do metrô
Funcionamento:
Terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

Sesc Pompéia

Um dos Sescs mais bonitos da cidade com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi reserva ótimos lugares para uma boa leitura.

Na área externa, o extenso deck de madeira serve como solário e local para quem quer curtir um bom livro e garantir a quantidade diária de vitamina D. É bom chegar cedo , principalmente em dias de calor, porque é disputadíssimo.

Para quem prefere uma sombrinha, um dos galpões abriga o Espaço de Leitura com capacidade para 164 pessoas onde o público pode consultar os principais jornais e revistas (nacionais e internacionais), além de contar com acesso wifi. Também são disponibilizados jogos de tabuleiro (xadrez e damas).

SESC POMPEIA - 10 lugares para estudar ou ler um bom livro em São Paulo
Espaço de Leitura do Sesc Pompéia Fonte: Divulgação

Serviço:
Sesc Pompéia
Rua Clélia, 93, Pompéia
Funcionamento:
Terça a sábado 9h às 22h
Terça a sábado 9h às 22h
Site: www.sescsp.org.br/unidades/11_POMPEIA

Compartilhe!
Ana Claudia Schad
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

2 Comentários

  • Pessoal,
    O pop-up da Newsletter está enorme, não dá pra fechar (pelo menos eu não consegui) e fica na frente das fotos do post.
    Já estou cadastrado na Newsletter e queria saber como faz pra fechar essa pop-up, já que não dá pra ler/ver o post direito.
    Obrigado,
    Luciano.

Deixe uma resposta