A Casa das Rosas

A Casa das Rosas

A Casa das Rosas, desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.

Transformou-se, portanto, em um museu que se notabiliza pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de escritores muitas vezes deixados de lado pelo mercado e pela oferta de oficinas e cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores ou aprimorar sua arte.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - A Casa das Rosas

Foto via fashionbubbles.com

A resposta da população tem sido surpreendente. Das cerca de 8o mil pessoas que visitam a Casa das Rosas anualmente, a grande maioria é composta por frequentadores dos seus cursos e eventos literários. Sucedem-se os relatos de pessoas das mais variadas formações, idades e nível social que se iniciaram na literatura por meio dos trabalhos na Casa das Rosas. São inúmeros os relatos de escritores já bastante conhecidos de que a sua participação nos eventos da Casa estimulou o seu trabalho. Trata-se de um local que estimula as tendências mais claras da cultura paulistana.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - A Casa das Rosas

A missão da casa é promover o conhecimento, a difusão e a democratização da poesia e da literatura, incentivando a leitura e a criação artística, preservando e problematizando o patrimônio histórico-cultural que abriga, tanto o arquitetônico quanto o acervo Haroldo de Campos.

A casa das Rosas pretende tornar-se “museu de si mesma” e conscientizar o público para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade , apoiar a criação literária em todas as suas etapas, propiciando, desde o iniciante até o escritor já consagrado, capacitação técnica e recursos de profissionalização e também constituir um núcleo de preservação, investigação, reflexão, documentação e difusão da obra do poeta e ensaísta Haroldo de Campos que sirva como referência indispensável, nacional e internacional.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - A Casa das Rosas

Foto via sptrans.com.br

O local possui O Espaço da Palavra que é uma sala de leitura de livre acesso, no segundo piso, especializado em literatura e poesia, conta com um acervo de quase quatro mil títulos, que estão disponíveis para consulta local. O acervo é mantido a partir de doações de editoras, autores e frequentadores. Os usuários podem ler no local ou nas dependências da Casa, pesquisar títulos de poesia, prosa, ensaios de crítica literária e filosofia ou ouvir alguns audiolivros.
Hoje o Espaço é aberto a:

  • Contação de história
  • Cursos
  • Debates
  • Estudantes
  • Grupos de estudo
  • Mostras de alunos de cursos/oficinas da Casa das Rosas
  • Outras atividades relacionadas à poesia e à literatura
  • Visitantes nacionais e internacionais

O espaço possui também um computador para pesquisas e consulta (permanência máxima de 1h).
Havendo interesse em utilizar a sala para debates, grupos de estudo ou outras atividades, basta enviar um e-mail e/ou agendar um horário através do contato: [email protected]

Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37.
Telefones: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Horário de atendimento:  terça a sábado das 10h00 às 18h00.
Site
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - A Casa das Rosas
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*