CURIOSIDADESRAPIDINHAS

As Histórias dos Bairros de São Paulo

O Arquivo Histórico de São Paulo realizou o Concurso de Monografias sobre a História dos Bairros de São Paulo, que teve início em 1968 e era aberto ao público em geral, pesquisadores, memorialistas e historiadores dos bairros paulistanos.

Já foram publicados trabalhos com histórias dos seguintes bairros: Brás, Pinheiros, Penha, Santo Amaro, Jardim da Saúde, Santana, São Miguel Paulista, Vila Mariana, Bom Retiro, Sé, Ibirapuera, Luz, Nossa Senhora do Ó, Ipiranga, Bela Vista, Liberdade, Higienópolis, Lapa, Aclimação, Jardim América, Perdizes, Consolação, Santa Ifigênia, Itaquera, Vila Clementino, Itaim-Bibi, Luz: notícias e Reflexões.

Os últimos publicados, em 2007, foram Vila Nova Savoia, Barra Funda, Santa Cecília, Penha de França, Moema e Itaim Paulista.

A coleção completa está disponível na Seção de Acervo Bibliográfico do Arquivo Histórico para leitura e pesquisa e também estão disponíveis em PDF neste link.

Aproveite para conhecer a história de seu bairro.

bairros2 500x465 - As Histórias dos Bairros de São Paulo

Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

1 comentário

Deixe uma resposta