CURIOSIDADESDICASLUGARES SECRETOS

A Capital das Cavernas é aqui pertinho!

Quando vivemos em São Paulo, ou estamos sempre por aqui, acabamos por não nos dar conta que a Capital das Cavernas fica aqui pertinho, e que é possível com muita facilidade ir até lá e aproveitar tudo que temos a nossa total disposição.

via iporanga - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via Iporanga

Por mais que não pareça para quem vive cercado de asfalto e prédios, no extremo sul do estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de Iporanga, encontramos uma cidade conhecida como a Capital das Cavernas, que sedia o PETAR, o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira.

via viagem e turismo 2 - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via Viagem e Turismo

O PETAR foi criado em 1958 e mantem atualmente 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades quilombolas e tradicionais, além de diversos sítios paleontológicos e arqueológicos, escondidos entre montanhas e vales na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

via topo do mundo 1 - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via Topo do Mundo

Dentro do PETAR encontramos muitas espécies de aves, como o Gavião Penacho, mamíferos, como pacas e bugios, várias espécies de plantas, como bromélias, orquídeas, palmito jussara, tudo em meio a muitos córregos e rios de águas cristalinas.

Há 4 núcleos de visitação, sendo que 3 estão na cidade de Iporanga, cada um deles foi criado para organizar e proteger todo esse patrimônio e levar os turistas de forma sustentável aos lugares mais bonitos do parque.

via petar casa de pedra - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via Petar Casa de Pedra

De todas as cavernas, 12 são abertas a visita, há estruturas nestas para receber os turistas, como escadas, pontes, passarelas, para que o acesso se torne possível e seguro a todos, de maneira que todo o ambiente possa ser explorado e apreciado.

A maior parte dos passeios dentro do parque só é possível realizar com os monitores locais, eles garantem a nossa segurança e também nos contam a história de formação da região, o que torna a aventura ainda mais interessante e cheia de cultura, além de diversão é claro.

via rota interior - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via Rota Interior

Há diversas pousadas pela cidade, a maior parte delas simples e rústica, mas bastante aconchegantes, a gastronomia local segue essa linha também, e nos presenteia com uma deliciosa comida caseira, daquelas com sabor de sítio de boa qualidade a preço justo.

via petar online - A Capital das Cavernas é aqui pertinho!
Foto via PETAR Online

Iporanga fica a 324 quilômetros da cidade de São Paulo, a estrada é boa e bem sinalizada. Aproveite um final de semana, ou um feriado prolongado e vá se aventurar pelas águas límpidas e geladas de seus rios, cavernas e cachoeiras.

Serviço:

PETAR – www.petaronline.com.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

29 Comentários

Deixe uma resposta