CULTURACURIOSIDADESLugares secretos

Casa de Vidro de São Paulo

Você sabia que é possível conhecer a casa em que residiu a arquiteta criadora do Museu de Arte de São Paulo, o MASP? São Paulo nos mostra a casa, e o acervo de Lina Bo Bardi, uma grande arquiteta ítalo-brasileira, que vale a pena visitar.

Conhecida como Casa de Vidro, a casa da arquiteta Lina Bo Bardi, e seu marido Pietro Maria Bardi, foi o seu primeiro projeto como arquiteta, construído no que hoje é o bairro Morumbi, nos anos 1950 era uma grande reserva de Mata Atlântica, que podemos ainda encontrar nos sete mil metros quadrados de jardim da casa de vidro.

Lina e o marido são italianos, e chegaram ao Brasil em 1946 a bordo de um cargueiro, Lina logo se naturalizou brasileira, por isso, a chamamos de arquiteta ítalo-brasileira.

casa1 - Casa de Vidro de São Paulo

Todo o jardim é uma forma de expressar o amor do casal pela natureza, ele foi todo cuidadosamente plantando, avaliado e cuidado por Lina.

A casa é belíssima, parece que está flutuando sobre pilares de aço. O terreno tem grande inclinação natural, e para aproveitar a vista do topo, a casa foi elevada, e tem a fachada toda em vidro, o que torna olhar pela parede de vidro deslumbrante.

1323699405 cortes a de arquilove 5 - Casa de Vidro de São Paulo
Foto Divulgação

A casa foi ponto de encontro de intelectuais de sua época, como Max Bill, Gio Ponti, John Cage, Glauber Rocha, Aldo van Eyck, Steinberg, entre outros, o espaço era ideal para suas discussões sobre ideologia, arte e cultura.

A casa de vidro é aberta ao público, e como se já não fosse lindo o suficiente observar sua arquitetura, a maneira como foi construída, seu jardim e sua vista, podemos também ver todo o acervo do casal, há textos, fotografias, documentos, anotações pessoais, cadernos, notícias de jornal, maquetes, objetos de arte.

Casa de Vidrooutraspalavras - Casa de Vidro de São Paulo
Interior da Casa de Vidro Fonte: Hélvio Romero/Estadão

Há também um acervo de desenhos de Lina, totalmente catalogado, além de uma biblioteca com livros sobre design, arquitetura, arte e publicações contemporâneas do casal. Todo o arquivo é de acesso a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados.

satellite 1 1 - Casa de Vidro de São Paulo
Foto Divulgação

A Casa de Vidro é aberta ao público, mas é necessário agendar a visita previamente por e-mail, é recomendado que os grupos visitantes não se separem, o jardim e o terreno são bastante amplos, e esta parte da visita não é guiada, portanto é fácil se perder andando sozinho. A visita a casa leva em média 1 hora e 30 minutos.

Serviço:
Rua General Almério de Moura, 200 – Vila Tramontano, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3744.9902
Email: [email protected]
Maiores informações, visite o site do próprio instituto: www.institutobardi.com.br

Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

15 Comentários

Deixe uma resposta