Você sabia que é possível conhecer a casa em que residiu a arquiteta criadora do Museu de Arte de São Paulo, o MASP? São Paulo nos mostra a casa, e o acervo de Lina Bo Bardi, uma grande arquiteta ítalo-brasileira, que vale a pena visitar.
Conhecida como Casa de Vidro, a casa da arquiteta Lina Bo Bardi, e seu marido Pietro Maria Bardi, foi o seu primeiro projeto como arquiteta, construído no que hoje é o bairro Morumbi, nos anos 1950 era uma grande reserva de Mata Atlântica, que podemos ainda encontrar nos sete mil metros quadrados de jardim da casa de vidro.
Lina e o marido são italianos, e chegaram ao Brasil em 1946 a bordo de um cargueiro, Lina logo se naturalizou brasileira, por isso, a chamamos de arquiteta ítalo-brasileira.
Todo o jardim é uma forma de expressar o amor do casal pela natureza, ele foi todo cuidadosamente plantando, avaliado e cuidado por Lina.
A casa é belíssima, parece que está flutuando sobre pilares de aço. O terreno tem grande inclinação natural, e para aproveitar a vista do topo, a casa foi elevada, e tem a fachada toda em vidro, o que torna olhar pela parede de vidro deslumbrante.
A casa foi ponto de encontro de intelectuais de sua época, como Max Bill, Gio Ponti, John Cage, Glauber Rocha, Aldo van Eyck, Steinberg, entre outros, o espaço era ideal para suas discussões sobre ideologia, arte e cultura.
A casa de vidro é aberta ao público, e como se já não fosse lindo o suficiente observar sua arquitetura, a maneira como foi construída, seu jardim e sua vista, podemos também ver todo o acervo do casal, há textos, fotografias, documentos, anotações pessoais, cadernos, notícias de jornal, maquetes, objetos de arte.
Há também um acervo de desenhos de Lina, totalmente catalogado, além de uma biblioteca com livros sobre design, arquitetura, arte e publicações contemporâneas do casal. Todo o arquivo é de acesso a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados.
A Casa de Vidro é aberta ao público, mas é necessário agendar a visita previamente por e-mail, é recomendado que os grupos visitantes não se separem, o jardim e o terreno são bastante amplos, e esta parte da visita não é guiada, portanto é fácil se perder andando sozinho. A visita a casa leva em média 1 hora e 30 minutos.
Serviço:
Rua General Almério de Moura, 200 – Vila Tramontano, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3744.9902
Email: institutobardi@institutobardi.com.br
Maiores informações, visite o site do próprio instituto: www.institutobardi.com.br
Thayná Schmeiger
VAMOS, CADÊ A Talita Gomes
Só marcar. Inclusive podemos ir à vários lugares para explorar a arquitetura
Marcos De Moraes Sarmento verdade vamos marcar tô precisando de AC KK
Não entendendo nada…mas vamos kkkkk
Talita Gomes vai aprender com os melhores então ?
Amanda Vilela
Tô tentando marcar com o Fê desde outubro… Bora?!!
Vamos
Elton Luiz Bof Quero conhecer acho a Lina Bo Bardi exceptional
Ewerton Luis
Vou dar uma olhada !!!e ler a matéria
Eu conheço. Linda demais
Karina Chirmici