CULTURADICAS

Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!

O Memorial da América Latina é uma Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo, o Memorial foi concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana. Hoje, é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país.

auditorio - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!

O Memorial fica localizado na Zona Oeste da capital, ao lado do Terminal Modal de Transportes da Barra Funda, tem uma área de 84.480m2, dos quais, 12 mil de área verde em que são cultivadas várias espécies de árvores nativas e silvestres. O espaço possui sete edifícios distribuídos em duas praças que se interligam pela passarela sobre a avenida Auro Soares de Moura Andrade.

www architral com 2 - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!
Foto do site www.architravel.com

De um lado, na Praça da Sombra, ficam os prédios da Administração, Pavilhão da Criatividade e Auditório Simón Bolívar. No mesmo espaço está o prédio que originalmente abrigava o Parlamento Latino-Americano (Parlatino), hoje ocupado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, enquanto do outro lado, na Praça Cívica, estão a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos Tiradentes e a Biblioteca Latino-Americana. Ali também está a escultura Mão, obra de Niemeyer, que é o símbolo do Memorial, nela possui um mapa do subcontinente americano em vermelho, lembrando sangue escorrendo, que representa o sofrimento e a opressão vistos na história da América, é um dos marcos turísticos de São Paulo.

www architravel com - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!
Foto do site www.architravel.com
A Praça Cívica (ou Praça do Sol), além de ser um dos principais pontos do Memorial, foi pensada para que, posteriormente, pudesse comportar festas, shows e oficinas, com capacidade para 40 mil pessoas. É interligada à, do outro lado da rua, Praça da Sombra, conhecida por possuir uma grande área verde, com 160 palmeiras.
memorial2 - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!
O Memorial abriga também, desde 2006, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que divulga os novos nomes e apostas do cinema no continente e presta homenagens a grandes cineastas. Além disso, possui alguns projetos sociais, como o “Sementeira”, que tem como objetivo estimular o estudo e o gosto pela literatura nas escolas.
memorial3 - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!
O Memorial possui espaços para eventos e sempre tem algo acontecendo por lá, como o Festival do Pastel, Festival de Cervejas Artesanais, Festival do Sorvete, Festival Gastronômico entre outros, vale a pena conferir a agenda do local e fazer uma visita , são muitas salas com várias opções e exposições permanentes e algumas temporárias. É um passeio cultural para o final de semana para toda a família se divertir.
memorial 1 - Memorial da América Latina, um dos maiores espaços culturais de SP!
Memorial da América Latina
End.: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Tel.: (11) 3823-4600.
Site Oficial
Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

2 Comentários

Deixe uma resposta