O Memorial da América Latina é uma Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo, o Memorial foi concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana. Hoje, é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país.
O Memorial fica localizado na Zona Oeste da capital, ao lado do Terminal Modal de Transportes da Barra Funda, tem uma área de 84.480m2, dos quais, 12 mil de área verde em que são cultivadas várias espécies de árvores nativas e silvestres. O espaço possui sete edifícios distribuídos em duas praças que se interligam pela passarela sobre a avenida Auro Soares de Moura Andrade.
De um lado, na Praça da Sombra, ficam os prédios da Administração, Pavilhão da Criatividade e Auditório Simón Bolívar. No mesmo espaço está o prédio que originalmente abrigava o Parlamento Latino-Americano (Parlatino), hoje ocupado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, enquanto do outro lado, na Praça Cívica, estão a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos Tiradentes e a Biblioteca Latino-Americana. Ali também está a escultura Mão, obra de Niemeyer, que é o símbolo do Memorial, nela possui um mapa do subcontinente americano em vermelho, lembrando sangue escorrendo, que representa o sofrimento e a opressão vistos na história da América, é um dos marcos turísticos de São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Tel.: (11) 3823-4600.
Site Oficial
Guilherme Malvezi p o ano q vem!
Vai anotando aí