CULTURACURIOSIDADESLUGARES SECRETOS

O segredo por trás das câmeras. Conheça o Museu da TV

Um passeio pela história da TV e da comunicação em São Paulo através de um Museu com acervo amplo e raro, é isso que você encontrará no Museu da TV.

O Museu da TV Brasileira fica em São Paulo, precisamente, em Perdizes, e é um projeto da Pró-TV, Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, que conta uma bela história através de seu grande acervo com peças fantásticas.

tv2 - O segredo por trás das câmeras. Conheça o Museu da TV

O Museu da TV conta com diversos meios para se comunicar, interagir com o público e tornar a sua visita ainda mais gratificante. Há a Revista Pró-TV, que foi criada em 1998, já foi impressa e hoje tem edições mensais online. O Centro de Memória Pró-TV possui mais de 12 mil fotos, vídeos, equipamentos, roteiros e publicações impressas, além do uso do Museu TV, também é utilizado por pesquisadores do mundo todo. A Coleção Pró-TV, é um selo que tem como parceira a Editora In House, e apoia publicações sobre comunicação e artes. Há também mais de 5 mil biografias de profissionais da TV brasileira, que fizeram e ainda fazem história, além é claro, do Espaço Cultural Pró-TV que tem o acervo principal da entidade e realiza exposições.

tv4 - O segredo por trás das câmeras. Conheça o Museu da TV

A história da comunicação brasileira é recontada no Museu da TV através de praticamente 100 mil itens, dentre eles temos equipamentos antigos, roteiros originais, guias de programação, milhares de fotos raras dos anos 1930 até os dias de hoje, troféus, figurinos.

O Museu da TV tem em seu acervo peças curiosas, como tochas de iluminação dos anos 1950, ele guarda também o figurino do primeiro super-herói nacional, o Capitão Sete, protagonista do programa de mesmo nome, transmitido pela Record de 1954 a 1966. Há peças que valem conferir, a maioria delas, foi doada por profissionais de TV e, rádio.

tv5 - O segredo por trás das câmeras. Conheça o Museu da TV

Confira uma lista de itens do acervo do Museu da TV para te deixar ainda mais curioso sobre o local:

  • 1ª Câmera de TV, da TV Tupi,
  • 1ª Câmera de TV, da TV Globo,
  • VT Portátil da Sony
  • Troféus Roquette Pinto, a mais antiga premiação da TV brasileira
  • 1º Televisor em Cores
  • Galeria de figurinos expostos do Chacrinha
  • Sala Retrô, com programação da Era Preto e Branco
  • Guias de programação de todas as emissoras
  • Biblioteca com centenas de livros sobre TV, Rádio, Teatro e Cinema

Além disso, a Pró-TV também presta alguns serviços, como Palestras e Workshops na área de comunicação; Licenciamento para uso dos itens do Centro de Memória; Curadoria, Montagem e Logística de eventos ligados a comunicação, com ênfase na memória da TV; Consultoria e Pesquisa para mostras e produções audiovisuais; Locação de espaço e também de itens do acervo; fazem criação de logos e projetos e também tem uma Incubadora de Projetos, que é um núcleo de apoio a produção televisiva.

tv3 - O segredo por trás das câmeras. Conheça o Museu da TV

Ficou curioso, visite o Museu da TV e veja de perto esses e muitos outros itens expostos por lá.

Serviço:

Museu da TV
Endereço: Rua Vargem do Cedro, 140 – Sumaré – Zona Oeste – São Paulo.
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h. Visitas através de agendamento.
Telefone: (11)3872-7743
Site

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta