O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo, localizado no centro da cidade, na Praça Ramos de Azevedo.
Inaugurado em 1911, o teatro foi criado para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais.
Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris.
O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981 quando foi tombado pelo Condephaat.
É considerado um dos palcos de maior respeito do Brasil e apresenta uma das maiores e melhores produções líricas do país.
História do Teatro Municipal de SP

Iniciou-se no ano de 1895 as discussões sobre a construção de um teatro especificamente para ópera com um projeto enviado para a Câmara Municipal que tramitou sem sucesso.
Em 1898, após o Theatro São José ser destruído por um incêndio, a Câmara Municipal lançou incentivo para o empreendimento da construção de um novo teatro, mediante a isenção de impostos.
O local escolhido para a construção foi o Morro do Chá, que já abrigava o Teatro São José.
Com o projeto de Cláudio Rossi, desenhos de Domiziano Rossi e construção pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo, as obras foram iniciadas em 26 de junho de 1903 e finalizadas em 1911.
O estilo arquitetônico da obra é o eclético, em voga na Europa desde a segunda metade do século XIX, são combinados os estilos Renascentista, Barroco do setecentos e Art Nouveau, sendo o último o estilo da época.
O teatro é estruturado em quatro corpos: a fachada, composta pelo vestíbulo, o salão de entrada e a escadaria nobre; o central, no qual encontra-se a sala de espetáculos; o palco; e, por fim, o ambiente onde estão localizados os camarins.
Visita ao Teatro Municipal de SP
As visitas ao Teatro Municipal de SP acontecem de terça à sexta-feira, em diversos horários: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h. Em inglês o horário disponível é às 13h. Aos sábados, elas acontecem às 11h, 13h, 14h e 15h.
No mesmo dia também existe em inglês e em libras, às 11h. Importante dizer que as visitas são gratuitas! Mas é necessário agendamento, pois os grupos têm limite de pessoas.
Faça o agendamento, clicando aqui ou compareça pessoalmente ao Teatro Municipal para marcar o dia de sua preferência.