Observar estrelas, constelações e até mesmo planetas é uma atividade interessante para a maioria das pessoas, é bonito, lúdico e também cheio de novas informações e muito conhecimento. Em São Paulo, podemos ver tudo isso nos planetários.
Um planetário é muito mais que um prédio com uma grande cúpula e muitos equipamentos tecnológicos, é um local onde vamos para observar, para aprender e compreender a astronomia, para saber mais sobre o nosso céu, sobre os planetas e diversos outros objetos celestes.
Em geral, podemos dizer que as apresentações nos planetários são teatrais, porque elas representam o céu em algum momento, nos mostram uma época, um período, um fato histórico, ou uma constelação vista em determinada época do ano com mais facilidade.
De qualquer forma, visitar um planetário nos abre uma janela para um novo mundo, nos ensina muito sobre o céu que vemos todos os dias, mas que nem sempre sabemos o que, nem onde procurar determinada estrela, ou objeto celeste, nos leva para a grandeza da via láctea, e nos dá proporção da imensidão do universo.
Em São Paulo, temos 2 planetários bastante interessantes para conhecer, o do Ibirapuera, ou Planetário Professor Aristóteles Orsini e também o do Parque do Carmo, ou Planetário Professor Acácio Riberi, te contaremos agora alguns detalhes impressionantes sobre eles, para te encorajar ainda mais a este delicioso e belo passeio.
Planetário Ibirapuera
Este é nada mais, nada menos que o primeira Planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957, fica em um prédio histórico, tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e administrado pela Prefeitura da cidade, em parceria com Universidade Aberta do Meio Ambiente.
Com uma cúpula de 18 metros de diâmetro e capacidade para atender 300 pessoas por sessão, há diversos temas para observar, O céu de verão e os cometas nos mostra o céu de uma noite de verão, desde o pôr-do-sol, até o amanhecer do dia seguinte, além disso, é notável a grande diferença entre o céu das grandes e das pequenas cidades.
Além do tema que mencionamos, também há sessões para vermos um céu de inverno, os segredos do céu da primavera e uma janela mágica, uma sessão baseada em animações, indicada para crianças e pré-adolescentes.
Serviço:
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera
Telefone: (11) 5575-5206.
E-mail: planetariodoibirapuera@prefeitura.sp.gov.br
Consulte a disponibilidade de sessões, em geral, elas duram 40 minutos e tem início as 10h00, 12h00, 15h00 e 17h00 aos sábados, domingos e feriados.
Site
Planetário do Carmo
Este é simplesmente o planetário mais moderno de toda a América do Sul, e um dos mais modernos de todo o mundo! Sua cúpula tem 20 metros de diâmetro e ele acomoda confortavelmente 230 pessoas por sessão.
Neste lindo planetário, é possível observarmos 9.100 estrelas, todos os planetas, a via láctea e até mesmo nebulosas e galáxias. Há também uma esplanada cósmica, onde encontramos dois observatórios de astronomia.
Ou seja, vale muito a pena ir até lá e conferir tudo de pertinho.
Serviço:
Local: Parque do Carmo
Endereço: Rua John Speers, 137 – Itaquera
Telefone: (11) 2522-4669.
E-mail: agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br
Consulte a disponibilidade de sessões, em geral, elas duram 40 minutos e tem início as 10h00, 12h00, 15h00 e 17h00 aos sábados, domingos e feriados.
Site
Achei decepcionante o Ibirapuera. E paulista, ao menos nosso guia, falou q é o mais bonito do mundo. Oi??? Até o nosso em Brasília é mais bonito e so perde nos museus os quais aqui não tem.