RAPIDINHAS

O Vira em São Paulo

Foto: Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo | Facebook

Pela primeira vez a Virada Cultural de São Paulo homenageou um país e o escolhido foi nossa pátria-mãe com diversas atividades no Parque do Ibirapuera e no Pavilhão de Culturas Brasileiras através do “Experimenta Portugal” que, seguindo o modelo do evento principal, teve atrações por 24 horas nos dois dias de realização.

Veja dicas de onde sentir o espírito lusitano em nossa cidade nos outros 363 dias do ano:

 

Casa de Portugal

Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo 300x228 - O Vira em São Paulo
Foto: Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo | Facebook

Fundado em 1935 por portugueses e luso-brasileiros, é um centro de preservação dos seus valores históricos e culturais, além de ressaltar a influência da presença destes em São Paulo. Conta com um grupo folclórico responsável por divulgar do folclore português e manter viva as suas tradições, uma biblioteca com quase 13.000 volumes em seu acervo que podem ser consultados e emprestados, uma galeria de arte e uma parte separada para a gastronomia com restaurante, pub e toda a infraestrutura para eventos.
Av. Liberdade, 602 – Centro
Tel: 3273-5555

 

Clube Português

ClubePortuguesSP - O Vira em São Paulo
Foto: Jornal Mundo Lusíada

 

Clube que promove atividades culturais, palestras, concertos, apresentações e oficinas baseados em seu acervo que conta com doações desde 1920 quando teve início sua Biblioteca Portuguesa. Além de realizar bailes e festas com a intenção de reunir portugueses, seus descentes e brasileiros, o espaço pode ser locado para realização de grandes eventos.

Rua Turiassú, 59 – Perdizes
Tel: 3666-3035

 

 

 

 

Associação Portuguesa de Desportos

10 - O Vira em São Paulo
Foto: Associação Portuguesa de Desportos

Um dos clubes mais tradicionais do futebol paulistano, a Lusa, como é carinhosamente conhecida, foi fundada em 1920 com a fusão de cinco entidades lusitanas: Lusíadas, Lusitano, 5 de Outubro, Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. Possui um grupo folclórico que se apresenta em festas, homenagens, casamentos e eventos da colônia portuguesa e oferece  diversas opções para prática de esporte e de lazer, além de promover anualmente uma das festas juninas mais famosas da capital.
Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé
Tel: 2125-9400

 

 

 

 

Casa Mathilde

foto quem somos premio - O Vira em São Paulo
Foto: Casa Mathilde

Doceria tradicional e artesanal portuguesa da Vila de Sintra, região conhecida pela produção dos melhores doces de Portugal. Inaugurada em 1850 como uma queijaria, se transformou em doceria com o passar dos anos, teve suas atividades encerradas por um tempo até que um dos descendentes resolveu trazê-la para o Brasil.
Praça Antônio Prado, 76 – Centro
Tel: 3106-9605

 

salachefe web - O Vira em São Paulo
Foto: Tasca da Esquina

 

 

 

 

 

Tasca da Esquina

Filial paulista do restaurante homônimo de Lisboa, possui conceito que segue o da matriz e é conhecida por servir receitas típicas portuguesas com uma releitura mais rústica e descontraída.
Alameda Itu, 225 – Jardim Paulista
Tel: 3262-0033

Compartilhe!
Mariana Sano
the authorMariana Sano
Turismóloga que é São Paulo até no time de futebol, por muito tempo ajudou turistas a descobrirem as belezas da cidade trabalhando nas centrais de informação turística, e assim pode também conhecer e admirar cada vez mais tudo o que ela tem a oferecer.

Deixe uma resposta