RAPIDINHAS

Além do Master Chef # 4 de 5

olivier anquier e concorrente do programa cozinheiros em ação foto: televisão uol
maxresdefault 300x169 - Além do Master Chef # 4 de 5
Ronnie Von e Bira de Oliveira foto: programa todo seu divulgação

O que não falta são programas de televisão relacionados à gastronomia. Os modelos e formatos são os mais variados, desde aqueles mais tradicionais até os interativos e surpreendentes.  Hoje a gastronomia conquistou de vez a televisão aberta e a televisão cabo, alguns canais optam por ter quadros em seus programas como Ronnie Von que recebe chefs e convidados para um bate papo animado em seu quadro Mestres da Gastronomia, outros programas se dedicam exclusivamente a gastronomia, e começam a surgir nomes que antes não imaginávamos pudessem pilotar um fogão ou mesmo que soubessem onde fica a cozinha de suas próprias casas.

2455308 x360 300x169 - Além do Master Chef # 4 de 5
Olivier Anquier foto: Divulgação

A gastronomia na televisão não se resume apenas a chefes estrelados, esses, aliás, são bem raros na frente das câmeras, Olivier Anquier e Claude Troisgros são alguns que mantém programas fixos no canal a cabo GNT, mas com exceção de temporadas específicas poucos chefes se dividem entre o fogão e as câmeras de TV, e assim começam a surgir outros representantes de uma nova safra de apresentadores gourmet, desde culinaristas regionais amadores ou aficionados até modelos e atores. A cozinha parece seduzir e uma nova geração de talentos tem se dedicado de corpo e alma ou de boca e estomago as artes do fogão.

cozinha pratica thumb 620 300x186 - Além do Master Chef # 4 de 5
Rita Lobo foto: Divulgação

A paulistana e chefe de cozinha Rita Lobo foi modelo antes de se dedicar aos fogões, seu sucesso é incrível nas telas no canal a cabo GNT, uma formula de cozinha simples que caminha de mãos dadas com o comfort food e a simpatia da apresentadora são os ingredientes do sucesso. Outro apresentador que faz sucesso na telinha é o ator e modelo Rodrigo Hilbert, sem a pretensão de ser um cozinheiro e menos ainda de ser um chef de cozinha Rodrigo traz um programa menos estudado, onde suas receitas podem muito bem serem as receitas de qualquer família, onde a passagem do tempo no preparo dos alimentos é algo como coloque pra assar e vamos jogar futebol por que isso demora pra ficar pronto e não um passo a passo previamente montado. Em alguns programas ele até aparece pescando o peixe que será o tema da receita, sua formula de programa traz o público comum não apenas o publico conhecedor de finas receitas o foodie gourmet ou a dona de casa que assiste ao programa para pensar no que vai fazer de jantar para o marido.

Rodrigo Hilbert S03 620 300x200 - Além do Master Chef # 4 de 5
Rodrigo Hilbert foto: Divulgação

Em suma a televisão muda a gastronomia e a gastronomia muda a televisão, embora exista uma segmentação de programas tidos como femininos ou masculinos, a gastronomia vem quebrando esse paradigma, pois a própria gastronomia vem de um paradigma, pois apesar de no lar ser vista como uma atividade essencialmente feminina, quando entramos no meio profissional encontramos um ambiente predominantemente masculino. Cabe acompanhar as mudanças que vão ocorrer com o passar do tempo e quais novos realities vão chegar ao país e quais fórmulas vão ser adotadas. Recentemente o grupo Fox anunciou mudanças na sua grade do canal Fox Life, canal que absorveu o Bem Simples canal voltado para programas de culinária e artesanato. Alguns programas já foram engavetados e novos formatos estão sendo estudado, o que prova que a gastronomia na TV tem lugar cativo dentro e fora das telinhas.

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

1 comentário

  • Bom dia, gostaria de ler alguma matéria sobre os melhores cursos superiores de gastronomia da cidade de São Paulo. Sou mineiro e estou de mudança do sul capixaba para a capital paulista e pretendo fazer essa graduação.
    Abraço.

Deixe uma resposta