O empoderamento feminino vem ganhando mais força a cada dia, aqui em São Paulo, é, como tem que ser, mais comum e frequente vermos ações para que as mulheres tenham mais oportunidades de empoderar-se, e agora, temos algo para as pequenas.
O Dia Internacional da Mulher está chegando, e com ele, como em todos os anos, crescem opções de mostras, exposições e das mais diversas ações dedicadas às mulheres, mas, neste ano, uma delas ganhou destaque, uma exposição que homenageia mulheres muito importantes para o mundo.
É isso mesmo, uma exposição que homenageia 18 mulheres extremamente relevantes na história recente do mundo, todas elas, nesta mostra, representadas através de personagens da Turma da Mônica, por isso, com uma perspectiva especial para as garotas.
A exposição é da Maurício de Sousa Produções, inspirada no Projeto Donas da Rua, que é uma parceria entre a Maurício de Sousa Produções e a ONU Mulheres. A ideia é mostrar para todas as meninas que elas são livres para fazer suas escolhas, que são heroínas natas, que as meninas fortes de hoje, tornam-se as mulheres incríveis de amanhã.
A Maurício de Sousa Produções é a principal criadora de conteúdo infantil no Brasil, e através do projeto Donas da Rua, vem trazendo mensagens fundamentais para as meninas, que tem nos quadrinhos tão famosos por aqui, a transmissão de mensagens positivas, de igualdade, incentivando o respeito entre todas.
Voltando a exposição, ela já está aberta no Conjunto Nacional, e é parte da Semana de Arte da iniciativa da ONU #HeforShe (#elesporelas) e ficará lá até 09 de Março.
Algumas das fantásticas mulheres representadas são, a cientista espacial Katherine Johnson, a campeã brasileira de judô Rafaela Silva, a ativista e ganhadora do prêmio Nobel da paz Malala Yousafzar, a pintora Tarsila do Amaral, a escritora J. K. Rowling, a vencedora do prêmio Nobel de Química e Física Marie Curie.
Para meninas, ver suas conhecidas personagens de quadrinhos do dia a dia trazendo a história destas mulheres tão importantes, é algo interessantíssimo, é uma maneira simples de mostrar às garotinhas, que as mulheres não só podem ser grandes cientistas, atletas, escritoras, artistas e tudo que mais que elas desejarem, como já são, já fazem a diferença no mundo.
A exposição é gratuita, além disso, outro aspecto que vale a pena conhecer, é o próprio projeto Donas da Rua, que tem uma página na internet, uma história bastante interessante de contribuição ao empoderamento das garotas e o apoio da ONU, vale a pena visitar o site e conhecer um pouco mais.
Não esqueça, aproveite os dias que estão por vir e leve garotas e garotos – sim, eles também precisam conhecer essas histórias – para saberem mais sobre a história dessas mulheres tão marcantes, de uma maneira simples e que gera muito efeito!
Serviço:
Exposição Donas da Rua da História
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, Piso Térreo, São Paulo – SP
Data: de 28/02 a 09/03
Horário: segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h
Site: turmadamonica.uol.com.br/donasdarua
Gratuito