Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

O atualmente chamado centro velho, ou centro histórico da cidade de São Paulo, abriga belíssimas e marcantes obras arquitetônicas, um verdadeiro patrimônio a céu aberto, esperando por nossa visita. O Edifício Sampaio Moreira é um deles.

sao paulo skyline - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

O edifício Sampaio Moreira foi inaugurado em 1924, e é um marco na arquitetura e na vida de São Paulo, com 12 andares e 50 metros de altura, já foi dono do título de aranha céu mais alto da cidade, isso é claro, antes da entrega do edifício Martinelli.

wikipedia - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

O nome do prédio é uma clara homenagem a seu primeiro proprietário, financiador da obra, José de Sampaio Moreira, na década de 1920, o comerciante foi convencido pelos arquitetos Christiano Stockler e Samuel das Neves, a construir o edifício que seria o ponto final do monumento do Vale do Anhangabaú, que ficaria pronto quatro anos depois.

sp in foco - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

A construção ocorreu entre os anos de 1920 e 1924, até aquela época, os prédios tinham até quatro andares, por isso, o Sampaio Moreira foi mais alto da cidade até 1929. É tombado pelo COMPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo. O Edifício Guinle era uma exceção, com 7 andares.

vado resende - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

Todo construído e ornamentado em estilo eclético, foi um dos primeiros do país a apresentar essa tipologia, podemos ver no Sampaio Moreira a mudança cultural da Europa com tantos belos representantes, para os Estados Unidos, neste caso. Com elementos decorativos típicos do estilo Luís XVI, mescla o rococó e neoclássico de maneira harmoniosa e interessante.

sampaio moreira - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

Sua estrutura é bastante rica em detalhes, e a fachada se modifica em seus tantos andares, criando um modelo muito diferenciado para a época. Na década de 1990, o prédio passou por uma reforma estrutural, mas características fundamentais foram preservadas, como as esquadrias das janelas de pinho de rigo, escadarias em mármore carrara, e um pergolado de colunas gregas na cobertura.

kruchin arquitetura 2 - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

Originalmente, o Sampaio Moreira teria andares comerciais e andares residenciais, na realidade, o comércio sempre tomou conta do edifício todo, tendo um representante que segue exatamente no mesmo local, fundada em 1888 na Praça da Sé, desde 1924, a Mercearia Godinho é que ocupa o pavimento térreo do edifico.

kruchin arquitetura - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

A família Sampaio Moreira administrava o prédio comercial, em 2010 o edifício foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo e em 2012, iniciados trabalhos de restauração e recuperação do prédio todo, com previsão para que seja entregue até o final de 2017.

skyscraper city - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

Após a conclusão da obra, o Sampaio Moreira será a nova casa da Secretaria de Municipal de Cultura da cidade, o projeto prevê também um auditório, um jardim interno e um restaurante na cobertura, cada um entregue em uma fase diferente da obra.

patrimonio historico - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!

O Sampaio Moreira é um prédio com muita história para contar, um importante marco histórico da cidade de São Paulo, que vale muito a pena conhecer!

Serviço:
Rua Libero Badaró, 346

  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Edifício Sampaio Moreira, o primeiro arranha-céu de São Paulo!
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*