RAPIDINHAS

Conheça as cerejeiras do Parque do Carmo

Foto: Rosana Kamiya
festa carmo cerejeira - Conheça as cerejeiras do Parque do Carmo
Foto: São Paulo Portal de São Paulo
Quem visita o Parque do Carmo nessa época do ano é presenteado com um espetáculo da natureza em rosa. No intervalo entre o inverno e a primavera é quando acontece a florada das cerejeiras que com a ajuda dos ventos pinta o bosque em tons rosados das copas de suas árvores e suas chuvas de pétalas. É nesse período que milhares pessoas visitam o Bosque das Cerejeiras onde acontece o tradicional Hanami, ato de sentar sob as cerejeiras e contemplar seu florescer e sua beleza por um longo tempo, e também, a Festa das Cerejeiras que traz além do florescer, apresentações e comidas típicas da cultura japonesa.
Cherry Tree 2ajijoaia - Conheça as cerejeiras do Parque do Carmo
Foto: Jornal O Retrato
A sakura, nome japonês da flor de cerejeira, é a árvore-símbolo do Japão e se tornou um símbolo também para a comunidade nipônica de Itaquera e está relacionada à beleza da vida e sua efemeridade, já que floresce uma vez ao ano e por apenas poucos dias. Aliás, esse último argumento inspirou a um grupo de moradores da Colônia Japonesa, subdistrito do bairro de Itaquera, a juntarem-se a outras 18 associações orientais da zona leste e irem à Prefeitura conseguirem autorização para iniciar a plantação das cerejeiras, um tempo depois foi criada a Comissão do Plantio das Cerejeiras com a junção de mais 3 entidades japonesas, nessa época também ficou acordado que em homenagem à relação de amizade entre Brasil e Japão, que em cada bosque de cerejeiras japonesas haverá sempre um pé de Ipê.

Assim, há mais de 35 anos eram plantadas as primeiras mudas no Parque Olavo Egydio Setúbal, o Parque do Carmo, por voluntários e incentivadores durante uma cerimônia solene, dessa primeira tentativa apenas poucos exemplares sobreviveram, mas após estudos e experimentos em laboratório descobriram a forma ideal de cultivo em áreas subtropicais, e hoje, o Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo é o maior do mundo fora do Japão, ultrapassando a marca de 5 mil plantas no ano passado.

parque do carmo - Conheça as cerejeiras do Parque do Carmo
Foto: São Paulo Portal de São Paulo
A preservação, conservação e continuação do bosque é de responsabilidade da Federação Sakura e Ipê do Brasil, o bosque é conhecido internacionalmente tendo recebido de presente 100 mudas nativas da Associação Sakura do Japão por intermédio do cônsul japonês no Brasil ainda nos anos 70 e visitas de autoridades japonesas como a Princesa do Sakura do Japão e mais recentemente, a Primeira Dama, Sra. Aki Abe. Uma das principais fornecedoras de mudas para reposição do bosque é a chácara Yukiware, local onde está situada a árvore mais antiga com cerca de 50 anos, que inclusive foi utilizada como referência para a embalagem do perfume Floratta do Boticário.
PRC Cerejeiras Carmo 28 - Conheça as cerejeiras do Parque do Carmo
Foto: Agência Boa Imprensa

 

Parque Olavo Egydio Setúbal – Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Diariamente das 5h30 às 20h
37ª Festa das Cerejeiras
Dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2015
Sexta das 12h às 17h, sábado e domingo das 9h às 17h

Compartilhe!
Mariana Sano
the authorMariana Sano
Turismóloga que é São Paulo até no time de futebol, por muito tempo ajudou turistas a descobrirem as belezas da cidade trabalhando nas centrais de informação turística, e assim pode também conhecer e admirar cada vez mais tudo o que ela tem a oferecer.

5 Comentários

Deixe uma resposta