CULTURACURIOSIDADESLUGARES SECRETOS

Conheça a história da Imigração Japonesa no Brasil

Em São Paulo encontra-se de tudo, isso é uma grande verdade, e encontramos um Museu que nos conta toda a história da imigração japonesa no Brasil, são mais de 97 mil itens no acervo que nos trazem toda a história da cultura desenvolvida com a amizade destes dois povos.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil fica no bairro da Liberdade, e pertence a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e podemos afirmar que ele é o maior museu sobre a imigração japonesa.

Seu acervo possui contempla itens pertencentes aos imigrantes, como jornais, microfilmes, LPs, fotos, vídeos, quadros, utensílios tanto domésticos quanto de trabalho, revistas, quimonos e diários. É realmente muita coisa para ver e admirar.

museu - Conheça a história da Imigração Japonesa no Brasil

O Museu da Imigração Japonesa tem três andares abertos ao público, além de um outro andar onde fica a sua biblioteca e reserva técnica, neste andar o arquivo não fica exposto, mas é totalmente conservado e pode ser consultado por pesquisadores, estudantes, escritores, jornalistas e todo o público com interesse na história da imigração. Neste andar é também realizada a administração do Museu e o planejamento de exposições, workshops e eventos histórico-cultural.

Visitar o Museu da Imigração Japonesa nos conta a bela história de como esses imigrantes chegaram até nosso país, através de fotos, maquetes e documentos históricos, vemos como a história do Japão e do Brasil se entrelaçou, como os imigrantes que aqui chegaram contribuíram para o desenvolvimento de nosso país e nossa sociedade.

05 1 - Conheça a história da Imigração Japonesa no Brasil
Foto Divulgação

É possível compreender qual era o modo de vida adotado pelos imigrantes, e notar como eles influenciaram em nossa cultura até os dias atuais, mesmo que nem sempre percebamos. Muitos imigrantes se tornaram agricultores, trouxeram e inovaram técnicas de plantio, uniram-se aos que aqui já estavam, nem todos brasileiros, nem todos japoneses e desenvolveram melhorias nas plantações.

441333 - Conheça a história da Imigração Japonesa no Brasil
Foto Divulgação

Além da agricultura, os japoneses também trouxeram empresas, conhecimento e cultura para o Brasil, e tudo isso está muito presente no Museu da Imigração Japonesa. Lá você verá peças únicas, raras que contam a história de um povo que chegou aqui, se estabeleceu e ganhou apreço da sociedade, causando intervenções e diversidade!

museum of the japanese - Conheça a história da Imigração Japonesa no Brasil
Foto Divulgação

Serviço:
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – Centro – São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 13h30 às 17h30
Telefone: (11) 3209-5465/ (11) 3208-1755
Preço: R$ 6,00 por pessoa
www.museubunkyo.org.br

Compartilhe!
Thais Brandão
the authorThais Brandão
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

1 comentário

Deixe uma resposta