Cheia de tradições e muito apreciada aqui no Brasil, a gastronomia alemã tem uma boa variedade de receitas, e em São Paulo, há lugares que as fazem com perfeição e tradição, acompanhado de um bom chopp gelado, é uma ótima opção!
Provavelmente o Chucrute ou Sauerkraut, em alemão, é um dos pratos da gastronomia alemã que mais consumimos no Brasil, até mesmo quem nunca experimentou, já deve ter ouvido falar dele. Ele é uma conserva de repolho fermentado que pode ter diversas formas de preparo, além disso, joelho de porco frito ou assado, salsichas variadas, linguiças e batatas também estão entre itens muito apreciados nesta cozinha.
Vale a pena conhecer e saborear os prazeres da gastronomia alemã em São Paulo, para te ajudar a escolher um local que realmente traga o sabor originário da Alemanha, fizemos uma listinha de sugestões para você.
Fast Berlim
Este local pertence há um empresário nascido na Alemanha Oriental, que vive no Brasil já há alguns anos, mas que tem certeza de como é o sabor de cada item na Alemanha, o que nos garante que a cozinha traz autenticidade no sabor.
Funciona como restaurante e bar, tem almoço e happy hour, e trouxe para São Paulo pratos tipicamente berlinenses, desses que as pessoas de lá comem na rua e que harmonizam sempre com cervejas, a bebida mais tradicional da Alemanha.
Serviço:
Endereço: Rua Mourato Coelho, 24 – Pinheiros
Telefone: 11 3064 4652
Facebook
Konstanz
Um chalezinho muito charmoso, inaugurado em 1981 nos dá uma excelente culinária alemã, com algumas influências da Suíça nos fondues e sopas. O nome do restaurante é justamente o de uma cidade que faz fronteira entre a Alemanha e a Suíça, e no cardápio tem pratos bastante típicos, como o Joelho de porco, batatas, chucrute e vitela assada, também harmonizados com uma ótima carta de cervejas!
Serviço:
Endereço: Avenida Aratãs, 713 – Moema
Telefone: 11 5543-4813
www.konstanz.com.br
Weinstube
Esse restaurante é elegante além de ter uma cozinha de muito sabor e preparo impecável. Fica dentro do Club Transatlântico e desde 1991 surpreende seus clientes com bom atendimento e comida de ótima qualidade.
Algumas massas muito tradicionais da Alemanha, são encontradas por lá, incluindo a Käsespätzle, um dos pratos mais populares, uma massa tradicional com queijo emental e cebolas douradas, que temos que experimentar.
Serviço:
Endereço: Rua José Guerra, 130, Entrada C – Chácara Santo Antônio
Telefone: 11 2133-8600
Foto de destaque: Krys Freitas
Francisco Rollo
Obrigado por me mostrar, morena. Te amo!
Guilherme Schoenberger
Stéphanie bora
Bora.
Lilian Lapchik
Palinha Flor Paula
Veja Nathalie Legiehn
Délio Ciriaco
Caomhán Murphy
De, Debora, lembrei de vc. ?
? q delicia!
Fernando Raul Persuhn
Viviane König
Mariana Kimura da Costa schau mal, ist das nicht lustig?
Ja, hat eine Deutsch Restaurant neben mir.
Für zwei Personen ?
Zwei Bier für zwei Personen, dass reicht nicht, oder …. Hajo Stoke
Guilherme Mazarim
Aos que não sabem, informo: para se fazer o chucrute, trata-se de macerá-lo picado apenas com sal para ocorrer a fermentação, disposto em camadas alternadas dele e do tempero. O habitual é guardá-lo num barril com um pequeno cano na parte inferior para escoar o líquido resultante da maceração. Alguns deixam por 1 ano, outros por menos tempo, dependendo do gosto. Segundo o mestre-cuca do Windhuk já dá por 10 dias. O resto é só seguir as instruções das receitas: um modo que gosto muito é com bagas de zimbro, podendo ser cozido ou refogado. Ainda há a possibilidade de se fazer uma salada de chucrute, colocando-se ele numa saladeira, em cima dele fatias finas de maçãs ácidas (Granny Smith), temperando com uma mistura de vinagre, sal e pimenta-do-reino e, na hora de servir, pulverizando um pouco de açúcar por cima. Esta dica tenho na revista Casa e Jardim n.º 75, de abril de 1961; lá também há a dica de preparar cozido com pé de porco cortado em pedaços, a qual também já fiz em casa e ficou delicioso igualmente.