O interior de São Paulo é cheio de encantos, com muitas cidadezinhas cheias de charme e encanto que precisamos conhecer. Há muitos lugares cheios de boas histórias, histórias que são parte das nossas próprias histórias, que explicam o contexto de surgimento da nossa região e que vale muito a pena conhecer.
Monte Alegre do Sul é uma dessas cidades, fica a 129 quilômetros da capital, é perfeito para um final de semana ou até mesmo um bate e volta. A cidade é uma estância hidromineral, pertence ao Circuito das Águas Paulistas, a região montanhosa é perfeita para o inverno, aproveitar os dias frios por lá é bem gostoso, mas prepare-se, as temperaturas são baixas.
A cidade nasceu como um povoado, pessoas chegavam atrás de suas águas cristalinas, no Vale do Camanducaia a água era abundante, a terra boa e a temperatura amena, em meados de 1873 foi construída a capela do Bom Jesus, e algumas casas começaram a ser erguidas ao redor da igreja, como era tão comum à época, assim nasceu o bairro da Capelinha. Em 1887 se tornou distrito da vizinha, Amparo e ganhou o nome de Bom Jesus de Monte Alegre, um mistura do relevo com o nome da igreja.
Em 1890, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, instalou uma estação no distrito, e o desenvolvimento chegou de vez pelo local. No ano de 1944, através de um decreto estadual, o nome da localidade passou a ser Ibiti, a alegação era que de haviam muitos locais com o nome de Monte Alegre, mas isso só durou até 1948, quando então, o local foi elevado a condição de município, e ganhou o nome de Monte Alegre do Sul.
A cidade é famosa pelo clima, pelas cachoeiras, pelos mirantes, e também pela super tradicional Festa do Morango, que neste ano, chega à sua 24ª edição, e retorna ao centro histórico da cidade, para a maior comodidade dos visitantes e também visando melhorar o lucro dos expositores. A festa reúne produtores locais de morango e também de cachaça, outro produto muito apreciado na região, e feito por ali mesmo.
A Festa do Morango de Monte Alegre do Sul, tradicionalmente acontecia no mês de Agosto, mas neste ano, nós visitantes ganhamos o privilégio de visitar a festa na melhor época da colheita, que é em Julho! Tem praça de alimentação, produtores trazendo novidades e o clima do campo, e é claro, os melhores produtos para nós, desde morangos in natura até doces e pratos típicos. Os alambiques de cachaça e vinho, estarão marcando presença, e além de seus produtos tradicionais, trarão licores a base da fruta que dá nome à festa.
Uma curiosidade, as primeiras mudas de Morango que chegaram ao estado de São Paulo foram plantadas na cidade de Monte Alegre do Sul, assim, a cidade foi a primeira produtora do estado, até os dias de hoje, tem vários sítios, onde a produção é familiar e alta qualidade.
Se der para esticar e ficar um final de semana por lá, aproveite para conhecer o centrinho que é bonitinho e aconchegante, visitar a igreja também é interessante, o local tem muita história. O morro do Cruzeiro também vale a visita, assim com a Adega Peterlini e a Casa da Cachaça!
Serviço:
A cidade de Monte Alegre do Sul fica a 129 quilômetros de São Paulo.
Festa do Morango
07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de Julho de 2017
Endereço: Rua João da Serra, 135-167