No Brasil há influência da gastronomia de muitos países, e em São Paulo, isso é ainda mais nítido. Libaneses, Sírios, Armênios e tantos outros povos tem muita representatividade na cidade, e a gastronomia, é claro, ganhou tons, cheiros e sabores muito especiais trazidos por eles.
As esfihas e os kibes são pratos que já se tornaram tradição em São Paulo, é possível perceber a importância histórica, o quanto essas iguarias fazem parte de nossa rotina e caíram no gosto de grande parte das pessoas.
Feitas com muito cuidado, as esfihas são saborosas, crocantes, cheias de especiarias e sabor. Elas não são feitas para ficar nas estufas, as mais gostosas são assadas na hora, e seja qual for o recheio escolhido, elas têm temperos clássicos de seus povos criadores, e isso faz toda diferença.
Em São Paulo, encontramos numa casa simples, a Effendi esfihas simplesmente deliciosas, que todos temos que experimentar.
A Effendi está desde 1973 na região da Rua São Caetano, aquela cheia de lojas de vestidos de noiva, é um lugar simples, desses que acabamos passando sem prestar atenção, com cara de boteco, mas, não se engane, deixe a aparência de lado e entre. Sua origem é armênia e suas receitas são originais e extremamente bem executadas.
Você logo notará que não há estufas na Effendi, isso porque, como falamos, as esfihas não são a mesma coisa quando ficam esquentando em vitrines, isso as deixa borrachudas, o que não tem nada com o saber e a textura das esfihas.
Na Effendi a massa é sequinha, crocante, leve e fina, mesmo com recheios molinhos, elas mantêm todas as suas características, seja qual for sua escolha, tenha certeza, você irá se surpreender. Vale a pena experimentar aquelas que são mais típicas, como as que levam bastrmá, que é um tipo de carne seca. Para completar sua experiência gastronômica, tome um Arian, uma bebida típica feita a base de coalhada seca batida com gelo e água.
Quando for a Effendi, além de saborear as esfihas que muitos dizem ser a melhor de São Paulo, deguste também os doces, como o ninho de nozes.
Serviço:
Rua Dom Antônio de Melo, 77 – Luz
Telefone: 11 3228-0295
www.facebook.com/EsfihariaEffendi
Isis Freitas
Cristiane, vamos experimentar? 😉
Vamos sim, adoro comida Árabe!
Hummmm eu quero ??
Valéria Rezende Tania S Rezende
Marta Rocha Arnaldo W Filho
Jaqueline Carvalho
Eu quelu
Hahahaha vamointao hein!
Roberto Ivo
Marcia Amatuzzi
R: Dom Antonio de Melo, 77 – Luz
Vamos ? ☺?
Thiago Lucas kero
ate aguei, vamos
Kibe cru de verdade! Huahuahua…
Dani Abdul Hadi
Maria Lucia Jorge Cris Jorge Cida Rachid Fatima Abdo Douglas Fernando Gomes 😉
Marianna Tsutsui
?
Fabiana Gobbi
Olha Caca Santoro, vc q adora!!
Nossa delicia , adoro !!!!!
Que bola fora vocês dizerem que armênios são árabes… É a mesma coisa que dizer que brasileiro é hispânico…
Não vão corrigir?