DICAS

Surpreenda-se com o Horto Florestal

Parque Estadual Albert Löefgren, conhecido como Horto Florestal, é um importante espaço de lazer e cultura que fica localizado na zona Norte da cidade de São Paulo ocupando uma área de 1.740.000 m². O Parque fica localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira e conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal.

palacio de verao do governo do estado de são paulo horto florestal - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site áreasverdesdascidades.com.br

O local abriga também o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

horto florestal 2 areasverdesdacidade - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasve dessas cidades.com.br

Compõem a paisagem do parque espécies exóticas, como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria e nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá.

horto florestal 6 areas verdes da cidade - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasverdesdascidades.com.br

É possível ver também várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador. Uma curiosidade é que, os pinheiros plantados em 1896, quando o parque foi fundado, ainda podem ser vistos no chamado Arboreto Albert Löefgren.

horto florestal 3 areas verdes das cidades - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasverdesdascidades.com.br

O Parque não possui lanchonetes em seu interior , porém muito próximo na entrada principal pela Rua do Horto há bares, restaurantes e lanchonetes privados.

museu florestal areas verdes da cidade - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasverdesdascidades.com.br

O local abriga ainda o Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, que foi inaugurado em 1931 e é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção do museu, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.

horto florestal 4 areas verdes da cidade - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasverdesdascidades.com.br

Para chegar ao parque há várias linhas de ônibus que passam pelo local, entre as quais as de números 2740/41 Metro Parada Inglesa • Horto Florestal (ponto final),1018/10 Metro Santana • Vila Rosa e 1775/10 Metro Santana • Vila Albertina, entre outras. Caso vá de carro há estacionamento gratuito para veículos no parque com entrada pela Av. Santa Inês.

horto florestal 7 areas verdes da cidade - Surpreenda-se com o Horto Florestal
Foto do site areasverdesdascidades.com.br

É um passeio super agradável e para toda a família, não perca essa oportunidade de conhecer esse parque e ter uma tarde descontraída e de descanso.

Parque Estadual Horto Florestal
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 18h.
End.: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – zona Norte – São Paulo.
Tel.: (11) 2231-8555
Grátis.
saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_parques_horto-florestal

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

5 Comentários

Deixe uma resposta