CULTURACURIOSIDADES

Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?

São Paulo é hoje uma cidade imensa, construída com gente que veio de muitos lugares do mundo, revolucionária desde sempre, um lugar que desperta interesse de todos e a muito tempo. Sabemos que muitos já foram prefeitos dessa cidade de proporções gigantescas, mas quem foi o primeiro?

via wikipedia - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 e teve seu primeiro prefeito, e teve a sua primeira eleição indireta para prefeitura em 1899, naquela época, o processo eleitoral era muito diferente do que conhecemos atualmente, e então, a Câmara dos Vereadores, elegeu como prefeito Antonio da Silva Prado, que havia sido, nas últimas eleições, o vereador com maior número de votos.

via o patativa - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?

O procedimento de eleição indireta, realizada pela Câmara municipal era anual, até que, em 1907, houve uma eleição direta, aquela onde os cidadãos votam, para a prefeitura de São Paulo, e Antonio da Silva Prado foi então, eleito novamente. Assim, ele ficou no poder por 12 anos, já que seu último mandato se encerrou em 1911, com a eleição de Raimundo da Silva Duprat.

via brasiliana fotografica - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Viaduto do Chá em 1900

A história nos conta que o prefeito trouxe modernidade para a cidade de São Paulo, ele redefiniu o zoneamento, aumentando bastante o número de ruas e vias, pensando num futuro onde haveriam mais pessoas, era preciso criar meios para que todos circulassem.

via coruja - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Avenida Tiradentes

O prefeito também foi ele o responsável por, em 1900, implantar o sistema de energia elétrica na cidade, feito que se tornou possível após a instalação de uma usina hidrelétrica em Santana de Parnaíba e uma parceria com uma empresa canadense, a The São Paulo Light & Power. Com energia elétrica, a expansão industrial de São Paulo se tornou exponencial!

via novo de novo - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Estação da Luz

Ele também construiu pontes e aterrou várzeas que, em épocas de chuvas impediam o acesso à diversos locais de São Paulo.

Alguns pontos turísticos e muito marcantes da cidade, foram inaugurados durante a sua gestão, como o Theatro Municipal, a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado, além de toda a construção da Avenida Tiradentes. Também é à ele atribuída a pavimentação da Avenida Paulista (conheça a história dos casarões aqui, a reforma do Viaduto do Chá e o realinhamento e alargamento de ruas do centro velho.

via acervo estadao 1 - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Primeiro Calçamento da Avenida Paulista

Além da política, Antonio da Silva Prado era um grande empresário, tinha imensas fazendas de café, em sociedade com seu irmão Martinho da Silva Prado, eles colonizaram a região onde hoje são as cidades de Ribeirão Preto e Pradópolis. Foram eles que formaram a Fazenda Guatapará, que recebeu o Rei da Bélgica, no ano de 1923 em um grande evento. Juntos, os irmãos tinham mais de 20 milhões de pés de café.

fazenda guatapara 1933 via italia guat - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Fazenda Guatapará em 1933

Antonio da Silva Prado também foi banqueiro, e teve uma empresa que fabrica vidros para a Companhia Antarctica Paulista, além de ser proprietário de um frigorífico na região onde hoje é Barretos e também da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

via acervo estadao - Você sabe quem foi o primeiro prefeito de São Paulo?
Theatro Municipal de São Paulo

Sem dúvida, grandes feitos da cidade de São Paulo são atribuídos à sua gestão, muitos deles, que podemos ainda visitar!

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

14 Comentários

Deixe uma resposta