Conheça o Parque Estadual do Jaraguá

Conheça o Parque Estadual do Jaraguá

O Parque Estadual do Jaraguá é considerado um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo e tem como seu maior atrativo o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município de São Paulo, com 1.135 metros de altitude, onde é possível ter uma visão 360 graus da cidade e observar as Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e a Serra do Mar. O parque oferece também uma boa estrutura para a prática de esportes, possui pista de skate, quadras poliesportivas, playground, lago, uma extensa área para piquenique e as famosas trilhas que permitem o visitante entrar em total contato com a natureza, observando espécies nativas e exóticas da flora como o palmito-juçara, a paineira, o jatobá, as orquídeas e também da fauna como o tucano de bico verde, o pica-pau branco, o quati, os jabutis, entre outros.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça o Parque Estadual do Jaraguá

O Parque possui  4 trilhas  :

Trilha do Silêncio – Tem 828 metros de percurso (ida e volta) e duração de 30 minutos. Indicada para todas as idades, esta trilha é adaptada para visitantes com deficiência física ou mobilidade reduzida e leva esse nome por que sua densa vegetação quase não permite que o  barulho vindo das rodovias seja ouvido no Parque.

 Trilha do Lago – Tem 1 Km de percurso (ida e volta) e duração de 20 minutos. Indicada para crianças de 8 à 11 anos e adultos, ela forma um circuito de paralelepípedos ao redor do lago.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça o Parque Estadual do Jaraguá

Trilha da Bica – Tem 1500 metros de percurso (ida e volta) e duração de 45 minutos. Indicada para maiores de oito anos, esta trilha leva o visitante até uma bica d‟água.
Trilha do Pai Zé – Tem 3600 metros de percurso (ida e volta) e duração de 2h30. Por seu alto grau de dificuldade é indicada para maiores de oito anos e durante o seu trajeto é possível observar a Mata Atlântica e é a única trilha que leva até o pico.

Para curtir o parque recomendo usar roupas leves, boné, protetor solar e, por que não, uma bela cestinha com lanches e sucos para um gostoso picnic.

Para chegar até o Pico do Jaraguá também é possível ir de carro pela Estrada Turística do Jaraguá, mas neste caso é melhor o período da manhã, pois a estrada costuma ficar bastante cheia à tarde e principalmente aos finais de semana e com isso boa parte do caminho terá de ser feita a pé. Lá no alto há uma grande antena de televisão, além de pequenas lanchonetes e estacionamento para os veículos e, é claro, a melhor vista da cidade. É um passeio que vale a pena pra toda a família.

Pico do Jaraguá e Parque Estadual do Jaraguá
End.: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h

No Horário de Verão funciona até as 18h
Tel.: (11) 3945-4532.
http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça o Parque Estadual do Jaraguá
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*